Lançamento do Livro: Carta de recomendação para o uso da Inteligência Artificial da Educação: Desafios e potencialidades.

Design sem nome (4)

As pesquisadoras do Grupo Educa+AI lançaram o livro CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e Potencialidades.

O evento aconteceu no Salão Nobre do Centro MariAntônia da USP e contou com a presença dos professores Luís Carlos de Menezes; Catalina Pagés, Lino de Macedo e Nilson José Machado, que fizeram a abertura da mesa-redonda. As autoras e o autor da obra, após breve apresentação, responderam às perguntas do público presente.
Estruturado em nove desafios centrais, o livro explora temas como exclusão digital, limitações de habilidades pela tecnologia, inclusão de estudantes com necessidades específicas, formação de educadores, riscos de superestimar ou subestimar a IA, uso indiscriminado da tecnologia, privacidade e segurança de dados, vigilância e plataformização da educação, e o impacto da IA na disseminação de desinformação.​ As autoras enfatizam a necessidade de um desenvolvimento supervisionado da IA no contexto educacional, garantindo uma utilização ética e transparente.

A Carta de Recomendação propõe diretrizes para que a IA seja incorporada à educação de modo a reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais inclusiva, democrática e colaborativa.​ Esta obra foi financiada pelo Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa
(PROAPP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
por meio do Edital Proapp/IFG n. 49/2023.

O livro está disponível para download, em formato de e-book. Disponível em: https://www.educamaisai.com.br/carta

Fonte: Educa+AI