Resultado tem participação direta de Anápolis, que concentra as atividades que mais registraram crescimento
DA REDAÇÃO
A indústria goiana voltou a crescer em dezembro de 2021, após 14 meses de retração. O avanço foi de 8,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que coloca o Estado em segundo lugar no ranking nacional de crescimento industrial. Já o comércio ampliado ficou em terceiro lugar no ranking brasileiro, com expansão de 8,5%. Os serviços também acompanharam a alta, com elevação de 12,6%.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, apenas cinco dos 15 Estados avaliados apresentaram resultados positivos: Mato Grosso (23,1%); Goiás (8,3%); Rio de Janeiro (6,5%); Amazonas (2,3%) e Paraná (2,2%). A média nacional fechou com retração de 5% no mês.
Dentre as atividades que mais cooperaram para o crescimento industrial goiano, está a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 100,2%; seguida da produção de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (33,8%); outros produtos químicos (21,15%); da indústria de transformação (8,9%) e dos produtos alimentícios (7,4%).