O decreto vale por 10 dias como medida para conter o avanço do novo coronavirus
Por Priscila Marçal
Os templos religiosos e filosóficos de Anápolis não poderão abrir durante a validade do novo decreto municipal, publicado ontem pelo prefeito Roberto Naves. A medida começa a valer hoje (5), às 19h.
Devido às novas recomendações, muitas igrejas estão se preparando para fazer a transmissão online de um culto menor, sem fieis presentes. Essa medida já havia sido adotada no ano passado, durante o primeiro lockdown em Anápolis e foi aperfeiçoada ao longo desse período.
Outros pastores, de igrejas menores, preferem enviar em grupos de WhatsApp mensagens em áudio, uma espécie de sermão reduzido, como alternativa de não deixar os fieis desamparados durante a validade do decreto.
O decreto Nº 46.104 esclarece o que deve abrir na cidade e como deverá ser o funcionamento desses estabelecimentos. Não é citado o que deverá permanecer fechado neste período, mas a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anápolis esclareceu que qualquer setor ou atividade não mencionado no decreto deverá permanecer fechado neste período de 10 dias. Isso envolve igrejas, academias, salões de beleza e demais setores omitidos no documento.
O novo decreto vale até o dia 15 de março.