Hugol é reconhecido nacionalmente pela qualidade e segurança

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Hospital recebe nesta quinta-feira a certificação de acreditado pleno da ONA

DA REDAÇÃO

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) tornou-se referência no atendimento em urgência e emergência em Goiás e no Brasil. Agora, a qualidade dos serviços oferecidos pela unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) foi reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), resultado da recomendação em visita de certificação realizada em dezembro de 2019, e confirmada com a homologação do certificado em janeiro de 2020. A entrega oficial será em cerimônia nesta quinta-feira, dia 13, às 9 horas, no auditório do hospital.

“Essa acreditação hospitalar reforça a credibilidade do serviço prestado pelo hospital perante a sociedade e também traz um grande desafio a todos, pois, para ser mantida, a unidade deve continuar exercendo um serviço que prima pela segurança do paciente, atrelado a uma gestão efetiva e sustentável, buscando sempre se aprimorar”, definiu Lucas Paula da Silva, superintendente Executivo da Agir, organização social que administra o Hugol.

A auditoria do Hugol foi realizada pela Fundação Vanzolini, conforme requisitos do Manual ONA, em dezembro de 2019. Instituição acreditadora de referência nacional, a fundação gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) é credenciada pela ONA. Como resultado , o hospital recebeu a recomendação da certificação ONA 2 – Acreditação Plena, direcionada a instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades.

Seleto grupo

A conquista dessa certificação demostra que o Hugol está entre um seleto grupo de aproximadamente cem hospitais no País com acreditação plena. “Nossa visão organizacional objetiva o reconhecimento nacional no atendimento em urgência e emergência, e essa certificação, advinda de uma instituição tão importante quanto a ONA, nos respalda ainda mais. Esse é o reconhecimento do trabalho dedicado de toda a equipe da unidade, que busca desenvolver processos mais eficientes e seguros no tratamento dos pacientes e no acolhimento dos familiares de uma forma humanizada”, relatou o diretor-geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol.

Visando à busca constante da cultura da qualidade e segurança do paciente na unidade, o Hugol dispõe do Programa Estratégico de Gestão da Qualidade, o Pequi, sigla que faz referência à regionalidade do Estado e propicia um engajamento afetivo dos colaboradores. O programa abarca as ações voltadas à melhoria contínua dos processos para uma assistência ainda mais segura aos usuários do SUS. O hospital conta também com um escritório de melhorias, o Núcleo de Excelência Operacional (Nexo), iniciativa viabilizadora e mantenedora de novos métodos de gestão, inovadora no âmbito hospitalar.

A unidade dispõe ainda de uma Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente, que desenvolve diversas ações voltadas ao tema, para treinamento dos colaboradores. Os acompanhantes são parte atuante desse processo: “Aqui recebemos orientações constantes de medidas de segurança, o que nos permite auxiliar a equipe em determinados momentos e verificar se todos os procedimentos realizados no paciente estão sendo feitos de forma correta”, relatou a acompanhante Rosângela Ferreira.

Segurança do paciente

A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco principal na segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde (Isqua), na sigla em inglês. Trata-se de uma instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de cem países.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

Fonte: www.goias.gov.br

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