Para fortalecer Atenção Primária nos municípios goianos, a Secretaria da Saúde promove o processo de Tutoria de Planificação da Atenção à Saúde. Até o momento, já são 128 municípios com o processo implantado em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em Caldas Novas, onde a ação foi lançada no último dia 11, a tutoria começou na UBS Santa Efigênia, que será a unidade laboratório, e posteriormente ampliada para as outras 17 UBS da cidade.
O secretário municipal de Saúde de Caldas Novas, José Ricardo Mendonça, esteve na apresentação do projeto e se mostrou animado com as novas formas de trabalho que serão desenvolvidas na cidade. “A Atenção Básica é nossa prioridade. Devemos prestar um atendimento de qualidade para a população, e com isso vamos desafogar os serviços de média e alta complexidade”, lembrou.
Durante o lançamento em Caldas, a titular da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), Evanilde Fernandes, ressaltou a importância do Processo de Tutoria. “O projeto é uma reorganização dos processos de trabalho dentro das Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde”, afirmou. Além de Caldas Novas, o processo contemplará o município de Rio Quente.
Entre as ações desenvolvidas nas UBS selecionadas como unidades laboratórios, destacam-se o remapeamento e recadastramento das famílias, a implantação do prontuário eletrônico, o agendamento médico por bloco de horas, consultas familiares, classificação de risco dos usuários. Segundo Evanilde Fernandes, até o final desse ano serão mais de 140 municípios já em processos de tutoria.
No município de Anhanguera, que também faz parte da Regional Estrada de Ferro, o processo de tutoria foi lançado no último dia 10, e agora, tutores da SES e da regional vão acompanhar os processos que serão reorganizados no município.
*Com informações da Secretaria da Saúde