Um exemplo desse esforço do Governo Federal foi a conclusão do último trecho de canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco
DA REDAÇÃO
O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, entregou, em 2021, 61 obras e projetos hídricos que vão ampliar a oferta de água para cerca de 14 milhões e meio de pessoas, principalmente na Região Nordeste.
Um exemplo desse esforço do Governo Federal foi a conclusão do último trecho de canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A obra, aguardada há 13 anos, foi a última infraestrutura para garantir o caminho das águas dos Eixos Leste e Norte.
Sérgio Costa, secretário nacional de Segurança Hídrica, explica a importância da água para a população, especialmente aquela que convive com a seca e a falta de água nas torneiras, e como o recurso hídrico pode ser transformador.
“Principalmente o que nós levamos é água e dignidade. As pessoas passam a receber água nas suas torneiras, as pessoas passam a ter saúde, porque a água proporciona saúde. A água é vida, a água proporciona que as pessoas tenham empregos, porque, a partir do momento em que a água chega numa determinada região, essa região tem um boom de desenvolvimento”.
Também em 2021, o MDR enviou a proposta do novo Marco Hídrico ao Congresso Nacional para que o texto seja discutido. O projeto organiza o planejamento e a atuação pública para o desenvolvimento e manutenção de infraestruturas hídricas, como barragens, canais e adutoras.
Para saber mais sobre essas e outras ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em segurança hídrica, acesse mdr.gov.br.
Fonte: Brasil 61