O Calendário oficial do pagamento do benefício em 2022 foi divulgado e segue até o dia 31.
Conforme o esperado, o Governo Federal divulgou oficialmente o calendário do vale-gás nacional para 2022. O pagamento do benefício será basicamente nas mesmas datas de liberação do Auxílio Brasil. Segue-se então que, a primeira liberação do ano vai acontecer no próximo dia 18 de janeiro.
Oficialmente, amanhã (18)o dinheiro já estará liberado para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 1. Esse será o primeiro grupo a ser atendido pelo programa neste ano de 2022. As datas seguem o calendário normal até o próximo dia 31.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do botijão de gás de cozinha de 13kg, em novembro de 2021, foi de cerca de R$ 100. Com o benefício, será concedido bimestralmente o valor de 50% da média do preço de referência do botijão para famílias de baixa renda, assegurando mais qualidade de vida e uma melhora na situação econômica do cidadão.
O Auxílio Gás é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, com renda per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência terão preferência na concessão do benefício, que será realizada a partir do acesso a informações do banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para receber o benefício não é necessário realizar cadastro. O Governo Federal utilizará a estrutura do Programa Auxílio Brasil para realizar os pagamentos do Auxílio Gás, por meio da Caixa Econômica Federal.