Serão 800 mil metros quadrados a mais na área onde seria a Plataforma Logística Multimodal
DA REDAÇÃO
O anúncio foi feito durante a abertura da I Expo Anápolis, realizada nesta quarta-feira, 28. O governador Ronaldo Caiado disse que disponibilizou 800 mil metros quadrados para a implantação de novas empresas no Distrito Agroindustrial de Anápolis, o Daia. A área faz parte da Plataforma Logística Multimodal, que nunca foi utilizada.
“Vamos poder repassar essa área para atender aos empresários que estiverem interessados em instalar indústrias no Daia. Será resguardada toda a área da ferrovia e do Aeroporto de Cargas”, declarou o governador.
A Plataforma Logística Multimodal já existe há 20 anos, mas, segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Wilder Morais, nunca foi utilizada. O local já possui toda a infraestrutura necessária para atender as empresas. “Nós apresentamos um projeto ao governador para que pudéssemos usar imediatamente a área, já que temos um represamento de pelo menos 70 empresas querendo se instalar em Anápolis”, explicou o secretário.
Daia Municipal
Outro anúncio feito em favor do crescimento da Indústria Anapolina foi por parte do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que explanou sobre a criação do Distrito Industrial Municipal. Esta é uma ideia paralela à ampliação do Daia, anunciada pelo governador. O Daia Municipal será implantado em uma área de 19 alqueires, na Região Norte de Anápolis, com disponibilidade de água e energia. O objetivo é abrigar empresas sustentáveis, tecnológicas e indústrias 4.0.
A ideia do prefeito é que as empresas estejam mais próximas de onde mora a população, para que o trabalhador não precise atravessar toda a cidade para chegar até a empresa.
“Ninguém sabe o quanto foi difícil encontrar uma área, que sabemos que não é grande, mas que vem complementar o Daia. Ainda assim, vamos ao encontro de onde a população está se instalando. Temos que pensar numa cidade inteligente na qual o trabalhador não precise atravessar o município para trabalhar”, afirma.
As duas notícias foram bem recebidas pelos organizadores da l Expo Anápolis, empresários e demais políticos, que se preocupam com o desenvolvimento econômico de Anápolis e de Goiás. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Álvaro Otávio Dantas Maia, também expressou que a novidade gerou grandes expectativas no setor produtivo. “Algumas empresas querem vir para cá e não tem terreno. O País passa por uma crise, com insegurança jurídica muito grande, e ter uma área já é um fator positivo”, ressaltou.
l Expo Anápolis
Há 10 anos Anápolis não recebe uma Feira da Indústria e Comércio. A I Expo Anápolis vem com a ideia de devolver essa cultura à cidade. O evento tem a finalidade de promover negócios, lançar produtos, fomentar a conquista de novos clientes, além da divulgação e do incentivo do potencial econômico de Anápolis e de Goiás. “O objetivo principal é resgatar a autoestima da cidade. Queremos mostrar as potencialidades, o que somos e o que fazemos”, destacou Álvaro Otávio.
Animado com a grandiosidade da Feira, que tem 101 expositores, Ronaldo Caiado chamou de “momento ímpar” para a economia da cidade. “Nós temos que recuperar essa iniciativa de Anápolis na área de empreendimento, temos que sair dessa inércia. Precisamos mostrar a capacidade que Anápolis tem de alojar hoje as melhores estruturas e oferecer a melhor logística que temos no Brasil”, reiterou.
A programação da Feira, que será realizada até o próximo sábado, dia 31 de agosto, conta com palestras, rodada de negócios e eventos como o Passaporte da Mulher, Salão de Negócios Imobiliários, Fórum de Oportunidade de Negócios no Segmento de Defesa e Segurança, Desafio Jovem Inovador de Anápolis, Fórum Regional de Turismo, entre outros.
Confira reportagem gravada pela equipe de jornalismo da Rádio Imprensa FM 104,9 a respeito da ampliação do DAIA: