Autorização da CoronaVac/Butantan pela Anvisa também contribuirá no apoio à imunização
DA REDAÇÃO
O Governo de Goiás vai avançar na vacinação de crianças e adolescentes com o uso das duas vacinas aprovadas para este público: Pfizer e CoronaVac. Na última sexta-feira (21), mais de 44 mil doses da vacina Pfizer, que seriam utilizadas em crianças, apresentaram alteração de temperatura durante o transporte, mas ontem (24), as doses foram liberadas para uso, seguindo fundamentação técnica.
Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso dos imunobiológicos CoronaVac, do Instituto Butantan, para a população com idade entre seis e 17 anos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) orienta, conforme publicação de Nota Técnica do MS, que os municípios já utilizem as doses nessa faixa etária no início da semana.
“O público já foi definido e aquelas crianças que, porventura, vivam com alguma imunossupressão já conhecida, a decisão é de não aplicá-la, priorizando a do laboratório Pfizer”, explica o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.
Ele afirma, ainda, que há registros que mostram eficácia da CoronaVac em crianças. Essas doses, somadas à remessa da Pfizer, vão permitir que Goiás prossiga com a proteção de pessoas com idade entre seis e 17 anos contra a Covid-19. “Considero ambas como boas notícias, pois temos um estoque considerável e trabalhamos para que a campanha seja amplamente massificada. Além da importância da vacina, reforço a busca de informações em fontes confiáveis, sem espalhar fake news”, detalha o secretário.