Galeria Antônio Sibasolly e Mapa lançam último circuito de exposições do ano

Entre-as-mostras-destacam-se-Excedente-Monumental-de-Talles-Lopes-e-Fereza-coletiva-selecionada-entre-mais-de-duas-centenas-de-propostas-nacionais

A mostra tem a intenção de provocar reflexões no público visitante sobre o desenvolvimento das narrativas poéticas produzidas pelos artistas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, história, interfaces com as mídias tradicionais da criação artística, bem como a influência destas nas criações de suas obras.

DA REDAÇÃO

O calendário de atividades na área de artes visuais em Anápolis está movimentado. Nesta sexta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura inaugura quatro exposições simultaneamente, as últimas do circuito 2021. Na Galeria Antônio Sibasolly, “Fereza” e “Pioneiros”, e no Museu de Artes Plásticas (Mapa), “Arte, tecnologia e gambiarra no acervo do Mapa” e “Excedente Monumental”, primeira individual do artista anapolino Talles Lopes.

Talles é um artista que se dedica a pesquisar sobre os espaços a partir da cartografia e da arquitetura, sua área de formação acadêmica. Para “Excedente Monumental”, ele traz esses referenciais em trabalhos que partem da deformação cartográfica para dar ênfase ao interminável e inalcançável, ao sempre desconhecido interior brasileiro.

“O resultado dessa ‘deformação’ é uma representação da monumentalidade do interior do país e uma metáfora da dificuldade atual de superar a permanência dos argumentos de natureza colonialista impostos sobre o território há mais cinco séculos”, destaca o artista.

Segundo o curador e crítico de arte Divino Sobral, Lopes problematiza os processos cartográficos como registro do espaço e de mensuração das ações que nele ocorrem. Acentua o papel da cartografia tanto como arte quanto como ferramenta ideológica de controle sobre o território, e reflete sobre a representação do interior do Brasil na cartografia feita desde o século 16 até os anos 1960.

Atenção: visitação de público é permitida de acordo com medidas preventivas (uso obrigatório de máscara, álcool gel e número reduzido de visitantes) – conforme Decreto 4504 do dia 3 de julho de 2020

Galeria Antônio Sibasolly
“Fereza”
Coletiva dos artistas Élcio Miazaki, Júnior Pimenta, Sara Uriarte e Kim Coimbra
Quando: 12 de novembro a 14 de janeiro
Horário de visitação: 8h às 12 e 14h às 18h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!