Sistema Caldas entrou em colapso devido à baixa vazão e o sistema Piancó tenta socorrer moradores da região Sul
Por Priscila Marçal
Nesta segunda-feira (20), parte da região sul de Anápolis está sem água. Segundo a Saneago, os bairros mais afetados são Morumbi, Calixtópolis, São Vicente e Trabalhadores. O problema acontece porque o Sistema Caldas, situado no Distrito Agroindustrial e operado pela Codego, entrou em colapso devido à baixa vazão.
Segundo o gerente regional da Saneago, Davi José Araújo, parte do sistema sul está recebendo água do Piancó através da integração dos sistemas, uma obra realizada no ano passado e utilizada pela primeira vez neste mês, que amplia a quantidade de bairros que recebem água do Piancó.
A Saneago emitiu uma nota pedindo consciência no uso de água para que garantir a regularização do abastecimento, driblando a crise hídrica.
Sistema Capivari
No último dia 12, a Saneago acionou o sistema Capivari, uma medida emergencial que faz a transposição do Ribeirão Capivari, em Abadiânia, para o Sistema Piancó, aumentando a quantidade de água captada. A medida visa reforçar a oferta de água bruta, já que, devido à estiagem, apenas o Ribeirão Piancó não atende a demanda de Anápolis.
Mas apenas uma bomba no Capivari também não foi suficiente. Por isso, na última sexta-feira (17), mais uma bomba de captação de água bruta foi instalada no Capivari, aumentando a vazão em 130 litros por segundo. Segundo a Saneago, a nova bomba não parou desde então, e garantiu a regularidade no abastecimento neste final de semana.
Rodízio de abastecimento
Na última sexta-feira (17), a Portal Imprensa publicou uma reportagem informando sobre o Plano de Rodízio de abastecimento em Anápolis. Segundo o gerente regional da Saneago, Davi José Araújo, o plano está pronto caso necessite ser acionado, mas essa seria a medida mais drástica que a Saneago tomaria para evitar desabastecimentos em Anápolis.
O gerente ressaltou que, com o acionamento da segunda bomba no Capivari (última medida a ser tomada antes do rodízio), espera atender a demanda da cidade até o fim desta semana, quando há previsão de chuvas na região, o que amenizaria a baixa oferta de água bruta até a regularização do período chuvoso.
Confira a nota na íntegra divulgada pela Saneago
Devido baixa vazão no manancial Caldas, manancial abastecedor do Sistema Daia, em Anápolis, alguns setores encontram-se desabastecidos na Região Sul da cidade. Os bairros afetados são: Calixtopolis, Morumbi, São Vicente e Trabalhadores. O sistema de integração está garantindo a regularidade do abastecimento de outros setores atendidos pelos centros de reservação São João, Vivian Park e Copacabana, através do Sistema Piancó. A previsão que o abastecimento seja regularizado ao longo desta noite.
A Saneago solicita aos moradores de Anápolis que, devido ao período de estiagem, façam uso consciente das reservas domiciliares de água tratada. Não desperdice e informe a Companhia caso verifique vazamentos nas ruas e calçadas, para que os técnicos possam efetuar o conserto o mais rápido possível. Um intenso planejamento e todos os trabalhos necessários foram realizados para garantir o fornecimento de água regular. No entanto, o período de estiagem demanda cautela.
Lembramos, inclusive, sobre a importância das caixas d’água, que auxiliam na reservação domiciliar. Por meio desses reservatórios, é possível que, em caso de eventuais interrupções no sistema, como durante a realização de manutenções, não haja desabastecimento nos imóveis. Além disso, as caixas d´água minimizam a pressão hidráulica que entra nas casas, evitando sobrecargas nas tubulações.
Contamos com a colaboração de todos e reforçamos que, no hotsite www.saneago.com.br/dicas/, há dicas para o consumo consciente de água tratada.
Comunicado divulgado em: https://www.saneago.com.br/#/noticia_interna/6623/1