Connect with us

Anápolis

FAB recebe quarta aeronave KC-390 Millennium

Published

on

Chegada na Ala 2, em Anápolis (GO), ocorreu neste sábado (19)

DA REDAÇÃO

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (19), o quarto avião de transporte multimissão KC-390 Millennium. Assim como as unidades já entregues, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O FAB 2856 decolou da sede da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 12:40h, e pousou em sua nova casa às 13:55h. 

“Recebemos, com grande satisfação, mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em um trabalho conjunto com os Grupos de Acompanhamento e Controle (GAC), é responsável por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves e equipamentos. Nesse contexto, uma equipe de especialistas participou de todo o processo de recebimento da aeronave FAB 2856, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, corroborando para o êxito alcançado e a entrega de mais um KC-390 para o Comando da Aeronáutica.

Para o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, receber mais uma aeronave coroa um esforço conjunto. “É o resultado do empenho de todas as Organizações envolvidas. É um momento de júbilo, pois sabemos da dedicação de muitos para a entrega dos aviões no calendário previsto. Esta aeronave certamente contribuirá ainda mais com ações voltadas para o apoio ao povo brasileiro”, declarou.

Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de Transporte Aéreo Logístico, movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves na missão de Assistência Humanitária à República do Líbano, em agosto deste ano.

KC-390 Millennium

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. O vetor exige menos inspeções e passa por manutenção sob demanda, combinando sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, este é mais um incremento na capacidade logística da Força Aérea. “Com a implantação e operação das aeronaves KC-390 Millennium, a Força Aérea amplia cada vez mais a sua gama de atuação”, disse.

Em outubro de 2020, a aeronave recebeu da revista Aviation Week o prêmio Grand Laureate de Defesa. A premiação reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Anápolis

Anápolis aplica hoje segunda dose da Coronavac e primeira da Pfizer

Published

on

Foi organizada uma força tarefa para aplicação das doses, que acontece paralelamente

DA REDAÇÃO

Os idosos que estavam ansiosos para receber a segunda dose da Coronavac terão essa oportunidade hoje, sábado (15). A prefeitura recebeu duas remessas da vacina, que totalizam 4.500 doses, destinadas à aplicação da dose reforço da vacina. Mas é preciso ter atenção, apenas idosos que receberam a primeira dose até dia 03 de abril poderão receber a segunda dose hoje. Os demais deverão aguardar a chegada de mais vacinas.

A vacinação acontece das 8h às 16h, exclusivamente para este público, com distribuição de senhas, nos seguintes locais: ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Nazareth, para pedestres; e em sistema drive-thru na CMTT e unidades de saúde do JK, Arco-Íris e Anexo Itamaraty. A vacina para pedestres não será aplicada em pontos de drive-thru, assim como pessoas em veículos não receberão a dose em unidades voltadas para imunizar pedestres. A medida objetiva garantir a organização das filas.

Pfizer

Paralelamente, no sábado e domingo, 15 e 16, no Ginásio Internacional Newton de Faria, das 8h às 16h, acontece a vacinação com o imunizante da Pfizer em gestantes, puérperas e pacientes imunossuprimidos cadastrados no site vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar.

Vacinação

A vacinação continua na semana que vem com doses da AstraZeneca e da Pfizer. Os idosos que precisam tomar a segunda dose da Coronavac deverão esperar a chegada de mais doses dessa vacina ao Estado. O Instituto Butantan afirmou nesta semana que paralisou a produção da Coronavac por falta de insumos, não há previsão da chegada de novos insumos para que o Instituto retome a produção.

Continue Reading

Anápolis

Anápolis recebe remessa maior da Coronavac, agora idosos que se vacinaram até dia 03 de abril podem receber a segunda dose

Published

on

A cidade recebeu duas remessas de Coronavac com diferença de poucas horas e ampliou o quantidade de idosos que poderão receber a segunda dose da vacina

DA REDAÇÃO

Mais idosos terão direito de receber a dose reforço da Coronavac amanhã (15), em Anápolis. É que a Prefeitura recebeu duas remessas da vacina com diferença de poucas horas. À tarde a secretaria de saúde havia informado que só teriam direito de receber a vacina aqueles idosos que vacinaram com a primeira dose até o dia 31 de março. Com a nova remessa de doses recebidas, o quantitativo de Coronavac disponível na cidade aumentou de 3.050 para 4.500. Agora, idosos que se vacinaram até o dia 03 de abril poderão receber a segunda dose neste sábado.

A vacinação acontece das 8h às 16h, exclusivamente para este público, com distribuição de senhas, nos seguintes locais: ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Nazareth, para pedestres; e em sistema drive-thru na CMTT e unidades de saúde do JK, Arco-Íris e Anexo Itamaraty. A vacina para pedestres não será aplicada em pontos de drive-thru, assim como pessoas em veículos não receberão a dose em unidades voltadas para imunizar pedestres. A medida objetiva garantir a organização das filas.

Pfizer

Paralelamente, no sábado e domingo, 15 e 16, no Ginásio Internacional Newton de Faria, das 8h às 16h, acontece a vacinação com o imunizante da Pfizer em gestantes, puérperas e pacientes imunossuprimidos cadastrados no site vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar.

Continue Reading

Anápolis

Empresários discutem com Codego investimentos no Daia

Published

on

Associação dos Empresários do Daia apresentaram demandas do distrito que impedem a instalação de novas empresas no local

DA REDAÇÃO

Em reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Renato de Castro, empresários do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) apresentaram demandas para promover melhorias estruturais no Distrito, como a ampliação dos reservatórios de água, reforma na ciclovia e novos retornos, além da construção de um novo acesso ao Distrito pela BR-153. O encontro foi promovido pela Associação das Empresas do Daia (Assedaia).

Um dos principais problemas apontados pelos empresários é a necessidade de reforma e ampliação da Estação de Tratame nto de Esgot o (ETE) e da Estação de Tratamento de Água (ETA), cujas deficiências atuais representam um entrave para as indústrias instaladas no Distrito e suprir a demanda com a chegada de novas empresas.

Sobre esse gargalo, o presidente da Codego afirmou que a ETE está em fase final de licitação e que está discutindo com a Prefeitura de Anápolis intervenções para ampliar a oferta de água, para garantir que o abastecimento não seja interrompido no período de estiagem. Dentre as ações previstas para solucionar o problema estão a construção de uma represa e a recuperação de outra, além da limpeza e desassoreamento das represas já existentes. Renato de Castro lembrou que são problemas estruturais que se arrastam há anos e que a atual gestão tem como meta solucionar.

Sobre o acesso e mobilidade dentro do Distrito, o diretor-administrativo do Daia, Marlon Caiado, disse que o projeto para criação de uma nova entrada para caminhões, via BR-153, já está pronto. Marlon Caiado também contou que o Governo já cedeu terreno para construção da creche, antiga demanda dos trabalhadores locais, e afirmou que a reforma da ciclovia começa nos próximos dias. Outra mudança importante no Daia é a instalação de um Posto Policial para garantir maior segurança aos trabalhadores.

E O Presidente da Assedaia, Everaldo Fiatkoski pediu também, juntamente com a reforma da ciclovia, melhorias nas calçadas de acesso aos pontos de ônibus. Lembrou também que há demanda de mais empresas para se instalarem no Daia, e que o novo regulamento favorece o melhor aproveitamento das áreas. Sobre isso, Renato de Castro informou que já foram efetuadas mudanças no regulamento para agilizar a cessão de terrenos, mas que antes é preciso resolver problemas estruturais, como a falta de água, para poder ampliar o número de empresas instaladas.

Além dos empresários já instalados no Daia, estiveram presentes representantes de outras empresas que estão aguardando o desenrolar dos trâmites junto à Codego para instalar. Atualmente o Distrito conta com 150 empresas em atividade. Everaldo Fiatkoski avaliou o encontro como muito positivo para que fossem elencadas as prioridades dos empresários e trabalhadores do local e sugeriu que os encontros com a direção da Codego se repetissem mensalmente.

Continue Reading

Destaque