Connect with us

Anápolis

FAB recebe quarta aeronave KC-390 Millennium

Published

on

Chegada na Ala 2, em Anápolis (GO), ocorreu neste sábado (19)

DA REDAÇÃO

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (19), o quarto avião de transporte multimissão KC-390 Millennium. Assim como as unidades já entregues, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O FAB 2856 decolou da sede da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 12:40h, e pousou em sua nova casa às 13:55h. 

“Recebemos, com grande satisfação, mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em um trabalho conjunto com os Grupos de Acompanhamento e Controle (GAC), é responsável por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves e equipamentos. Nesse contexto, uma equipe de especialistas participou de todo o processo de recebimento da aeronave FAB 2856, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, corroborando para o êxito alcançado e a entrega de mais um KC-390 para o Comando da Aeronáutica.

Para o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, receber mais uma aeronave coroa um esforço conjunto. “É o resultado do empenho de todas as Organizações envolvidas. É um momento de júbilo, pois sabemos da dedicação de muitos para a entrega dos aviões no calendário previsto. Esta aeronave certamente contribuirá ainda mais com ações voltadas para o apoio ao povo brasileiro”, declarou.

Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de Transporte Aéreo Logístico, movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves na missão de Assistência Humanitária à República do Líbano, em agosto deste ano.

KC-390 Millennium

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. O vetor exige menos inspeções e passa por manutenção sob demanda, combinando sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, este é mais um incremento na capacidade logística da Força Aérea. “Com a implantação e operação das aeronaves KC-390 Millennium, a Força Aérea amplia cada vez mais a sua gama de atuação”, disse.

Em outubro de 2020, a aeronave recebeu da revista Aviation Week o prêmio Grand Laureate de Defesa. A premiação reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva.

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Anápolis

Morre o cardiologista Milton Martins Soares

Published

on

Dr. Milton era membro da Igreja Assembleia de Deus Madureira

Morreu na madrugada de terça-feira (03), o Dr. Milton Martins Soares. Ele tinha 82 anos e teve uma obstrução intestinal, que resultou no óbito. Dr. Milton foi um dos primeiros cardiologistas de Anápolis. Membro da Igreja Assembleia de Deus Madureira, Dr Milton se destacava, também, por suas ações sociais, especialmente na região do bairro Munir Calixto, próximo da chácara onde morava.

Continue Reading

Anápolis

Anápolis registra mil novos casos de Covid-19 em quatro dias e chega a 500 mortes

Published

on

Na sexta-feira (26) a cidade chegou à marca de 23 mil casos, nesta terça (2) já ultrapassa os 24 mil

DA REDAÇÃO

Os casos de Covid-19 em Anápolis aumentam em ritmo acelerado. Na sexta-feira (26), a cidade havia atingindo a marca dos 23 mil casos, totalizando 23.095 diagnósticos. Bastaram-se quatro dias para atingir a marca de 24 mil infectados. Os números divulgados nesta terça-feira (2) apontam 24.059 pessoas que já tiveram ou tem o coronavírus. Outra triste marca alcançada hoje está no número de mortos, são 502.

Continue Reading

Anápolis

Anápolis inicia grande trabalho de preservação ambiental do Ribeirão Piancó

Published

on

Sistema realizado a quilômetros do centro de Anápolis vai garantir qualidade de vida para futuras gerações. Iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneago

DA REDAÇÃO

Recuperar as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) da mais importante bacia de abastecimento de Anápolis, o Piancó, é fundamental para enriquecer o lençol freático e diminuir as erosões para que o rio continue abastecendo o município de forma sustentável nos próximos anos. Para tanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Saneago, iniciou a construção de 79 bacias (cacimbas). Outras 29 serão reformadas numa área de 19 mil metros quadrados, onde estão instaladas seis propriedades rurais. Esse primeiro projeto desse ser finalizado ainda em março.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Douglas Ribeiro, essas bacias de contenção são necessárias para diminuir a velocidade da água antes dela atingir os leitos – o que impede o assoreamento do rio. “Essas bacias de água são interligadas. Assim, a água vai perdendo força, paulatinamente, e não assoreia o rio”, explica. Esse sistema, lembra, “também cria um reservatório natural de água”.

Num segundo momento, os cursos d´água serão cercados numa distância de 30 metros (a contar a partir da margem), além do isolamento das nascentes. Neste último caso, a área delimitada é de um raio de 50 metros para cada uma.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Ernestino de Souza, o maior desafio é conseguir convencer os produtores rurais e pecuaristas de que o meio ambiente deve caminhar lado a lado com a economia. Entretanto, ele explica que preservar as APPs está previsto no Código Federal, cabendo punição. “O mapeamento realizado revela que boa parte da região já foi degradada e o trabalho de recuperação é importantíssimo para a sustentabilidade”, diz.

Continue Reading

Destaque