Responsabilidade social e ambiental, aliados à solidariedade, são princípios fundamentais da iniciativa do Programa Voluntários do Coração e do Rotary Club
DA REDAÇÃO
Mais de 4 toneladas de tampinhas plásticas foram arrecadadas nas 106 unidades de ensino da rede municipal de Educação para o projeto Tampamania, que tem a finalidade de arrecadar tampas plásticas que serão revertidas em cadeiras de rodas às pessoas que precisam. O evento contou com a presença da primeira-dama Vivian Naves, da secretária de Educação Eerizania de Freitas, da secretária de Integração Social, Esporte e Cultura Andréa Lins, do secretário de Meio Ambiente Mauro Douglas e da coordenadora do Programa Voluntários de Coração, Renata Prado. As tampinhas arrecadadas foram entregues ao representante do Rotary Club, William Sabino. As unidades de ensino que mais arrecadaram foram premiadas no dia 10, no Planetário Digital.
As unidades que mais arrecadaram o material receberam premiações, como: bicicleta, caixa de som e kit literário. O Cmei Cibele Teodoro Telles, o CEI Rainha da Paz e o CEI Betesda Primavera foram os contemplados da Educação Infantil. A Escola Paroquial Santo Antônio, a Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães e a Escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva foram os ganhadores do Ensino Fundamental.
“Quero parabenizar ao Programa Voluntários de Coração e a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho realizado. Estou muito feliz pela quantidade de tampinhas arrecadadas, grata aos estudantes da rede municipal de Educação pelo empenho e na expectativa que continuemos a juntar tampinhas para ajudar a quem precisa. O desejo do prefeito Roberto Naves é que a Prefeitura continue a caminhar de forma integrada para que a cidade de Anápolis saia ganhando”, destaca a primeira-dama Vivian Naves.
A secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andréia Lins, também exaltou o comprometimento das unidades, dos estudantes e de toda a comunidade escolar com o projeto. “A integração social acompanha estas famílias que serão ajudadas, e teremos grande satisfação em entregar as cadeiras de rodas a elas. Quero agradecer a todas as secretarias que foram parceiras desse projeto, pois ajudar as pessoas é nosso principal objetivo”, ressalta a secretária.
“Este projeto é essencial para conscientizar os estudantes sobre a importância de não jogarem lixo no chão, de reciclarem aquilo que é usado em casa e de cuidarem do local onde vivem. A Secretaria de Meio Ambiente é parceira na busca por uma maior preservação da natureza”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Mauro Douglas.
Para a secretária Eerizania de Freitas, trabalhar o projeto de forma pedagógica promove nos estudantes uma mudança de hábitos e de consciência. “Nossa gratidão ao programa Voluntários de Coração por ter nos apresentado esse projeto, às unidades de ensino e aos gestores pelo empenho e dedicação, e à assessoria pedagógica por mediar tão bem todo esse processo. O que fica é a esperança de que o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade serão práticas constantes da sociedade”, enfatiza a secretária.
A gestora Rosana Aparecida, do Centro de Educação Infantil Rainha da Paz, desenvolveu ações que também ajudaram na arrecadação. “Fizemos um bazar, onde a cada dez tampinhas, trocávamos por uma peça de roupa. Estar aqui hoje é um presente, porque vimos que se realmente quisermos, podemos fazer uma grande diferença na sociedade”, ressalta a gestora.
Para a Luísa Montalvão, estudante do 5º ano da Escola Paroquial Santo Antônio, é uma satisfação participar de um projeto que ajuda tanta gente. “Foi incrível participar do Tampamania. Eu pedi tampinhas para todo mundo da minha família, e fiquei muito feliz com a quantidade que conseguimos juntar. É muito bom poder preservar o meio ambiente e ajudar as pessoas”, conta a estudante.