Connect with us

Goiás

Estado e Ambev iniciam encontros com produtores de mandioca

Published

on

Objetivo das reuniões é expor detalhes sobre o programa, sanar dúvidas de produtores e estabelecer diálogo ainda mais próximo entre agricultores e cervejaria

DA REDAÇÃO

Agricultores familiares do interior do Estado estão recebendo orientações de representantes do Governo de Goiás e da Ambev em relação ao projeto Cerveja de Mandioca. A rodada de encontros começou na última quinta-feira (12), em Itauçu, e irá passar por diversos municípios ao longo dos próximos dias. Participaram cerca de 20 produtores de mandioca cadastrados pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para fornecimento de matéria-prima para a fabricação da cerveja feita a partir da fécula da raiz.

O intuito principal das reuniões é expor detalhes sobre o programa e sanar as dúvidas dos produtores. O projeto teve início em 2020, visando favorecer agricultores familiares com a compra de mandioca, uma vez que o segmento apresenta dificuldades de comercialização em decorrência do baixo volume de produção. A compra é feita de forma direta, sem intermediários, cabendo à Emater o mapeamento e organização das famílias rurais beneficiadas.

Segundo o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira, que foi um dos representantes no encontro em Itauçu, a rodada de reuniões é importante para estabelecer um diálogo ainda mais próximo entre os agricultores e a empresa. “A dúvida mais recorrente foi qual produtor pode ter acesso ao programa, quantidade que deve ser plantada e se a Ambev garante a compra”, afirma Antelmo. 

A cervejaria realiza contrato por safra com agricultores familiares que tenham a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), documento que funciona como uma espécie de carteira de identidade do agricultor familiar ou empreendimento familiar rural. O registro também pode ser emitido nos escritórios locais da Emater nos municípios.

Também estiveram presentes na reunião o engenheiro agrônomo da Ambev, Fábio Ferreira; pela Emater, a técnica local Maria Amabini Costa, a coordenadora regional Esmeralda de Aguiar Araújo e o assessor regional Juscimar Barroso; e o vice-prefeito de Itauçu, Clayton Pereira de Melo.

O próximo município a receber os representantes é Guapó, na tarde desta sexta-feira (12). O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos Lima Neto, e o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, irão participar da ação. Todos os encontros estão acontecendo em locais arejados, com distanciamento social e cumprindo os demais protocolos de segurança em razão da pandemia de Covid-19.

Ampliação do projeto

O Governo de Goiás e a Ambev anunciaram em janeiro deste ano a ampliação do projeto. A expectativa para 2021 é de que todos os municípios goianos participem para que seja atingida a meta de 7 mil toneladas de mandioca adquiridas da agricultura familiar. No início, a aquisição foi feita na região Nordeste, a mais vulnerável do Estado, e agora abre espaço de oportunidade de comercialização aos agricultores familiares de todas as regiões.

Além disso, serão disponibilizados R$ 847 mil para o desenvolvimento de pesquisas de melhoramento genético da mandioca e desenvolvimento de novas variedades. Os recursos foram captados da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) por meio de projeto estruturado pela Emater em conjunto com a Seapa para investimentos na Estação Experimental da Agência Goiana em Porangatu.

Um programa de melhoramento genético da raiz já está em andamento na unidade, com o objetivo de obter variedades mais produtivas, adaptadas às condições das regiões Norte e Nordeste, caracterizadas pelo baixo índice de chuvas e solo pobre em nutrientes. Os testes avançados de produtividade com os materiais que apresentarem boas características agronômicas devem ser instalados em 2022

Fonte: www.goias.gov.br

Goiás

Vacinação de professores em Maio ainda não está garantida

Published

on

Depois da decisão do STF de suspender a vacinação dos profissionais de segurança pública, o Estado de Goiás busca autorização no Ministério da Saúde para dar sequência ao plano próprio de vacinação

DA REDAÇÃO

O Estado de Goiás espera receber, nos próximos dias, o aval do Ministério da Saúde para dar prioridade ao grupo de professores na vacinação contra o coronavírus. Segundo o Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, outros grupos, como população privada de liberdade estão à frente dos educadores na fila de espera.

Na justificativa, o Governador Ronaldo Caiado afirma que as aulas precisam retornar o quanto antes e, para isso, os trabalhadores da Educação precisam ser vacinados ainda no mês de maio. Porém, o estado depende de autorização do Ministério da Saúde.

Nesta semana o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da imunização dos profissionais de Segurança Pública e Salvamento em Goiás e ordenou que o Estado cumpra o Plano Nacional de Imunização.

Continue Reading

Goiás

Vestibular da UEG será realizado no dia 30 de maio

Published

on

Provas, que estavam previstas para 21 de março, foram adiadas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19

DA REDAÇÃO

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) escolheu o dia 30 de maio para a realização das provas do Vestibular UEG 2021/1, e do Processo Seletivo Especial para Refugiados e Portadores de Visto/Acolhido Humanitário 2021. O certame, que estava marcado para o dia 21 de março, foi adiado em razão do agravamento da pandemia de Covid-19.

As provas serão aplicadas de forma presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. A UEG informa que, dez dias antes da data prevista para a prova, será realizada uma nova consulta, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES), sobre a viabilidade sanitária para a realização do certame. A consulta visa garantir que o processo seletivo ocorra da forma mais segura possível, dentro do contexto da pandemia.

O edital do Vestibular 2021/1 e o cronograma retificado podem ser acessados no endereço: www.estudeconosco.ueg.br. Os interessados também podem solicitar mais informações pelo email: ns@ueg.br.

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Goiás

Caiado assina protocolo de intenções para instalação, em Anápolis, da Agência Empresarial dos Correios

Published

on

Objetivo da unidade é oferecer atendimento personalizado aos empresários do polo logístico do Daia

DA REDAÇÃO

O governador Ronaldo Caiado e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, assinam na próxima sexta-feira (07/05), às 10h, um protocolo de intenções para a instalação de uma agência especializada no atendimento a empresas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), importante estrutura que compõe o Polo Logístico do Estado. O evento será realizado no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Estado.

A parceria para implantação da nova agência dos Correios é coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e marca a etapa inicial do projeto que pretende fazer de Anápolis o maior polo logístico do país. O município, localizado entre Goiânia e Brasília, está no entroncamento de importantes vetores logísticos nacionais, como o Porto Seco Centro-Oeste, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Norte-Sul. Além do Aeroporto Internacional de Cargas e as BRs 153 e 060.

A Agência dos Correios do Daia atenderá toda a região, com foco em pessoa jurídica, já que possuirá estrutura especializada para esse perfil de clientes. A unidade deve ser inaugurada nos próximos meses e contará com espaço de 1.100 m², amplo estacionamento, além de área para carga e descarga de encomendas.

Serviço

Assunto: Governador Ronaldo Caiado assina protocolo de intenções para instalação da Agência Empresarial dos Correios, em Anápolis

Quando: Sexta-feira (07/05), às 10h

Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Goiânia (GO)

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Destaque