A educação que impulsiona a economia

educacao-infantil

A cidade se destaca na educação, desde o ensino infantil até profissionalização, o que faz girar a economia da cidade

Por Priscila Marçal

Anápolis tem uma rede de educação pujante. Que a educação é o caminho para o desenvolvimento a gente já sabe. Mas os benefícios de uma rede de educação bem estruturada, com ensinos infantil, fundamental, médio e superior, não são colhidos, apenas, no futuro. De imediato, a cidade usufrui de diversas vantagens.

Seja em escolas públicas ou particulares, Anápolis se destaca na oferta de serviços de educação. E isso faz a economia da cidade circular. Basta imaginar a quantidade de pessoas envolvidas no processo educacional de alguma maneira, seja como estudante, trabalhador na área da educação ou pai de aluno.

Para se ter uma ideia, Anápolis tem 85.193 alunos matriculados apenas na rede pública de ensino (municipal ou estadual). Agora imagine quantos professores, pedagogos, psicólogos, merendeiras, faxineiros, vigias, e outros, são necessários para atender a esses alunos? E ainda temos a rede particular de ensino, além do ensino superior.

A Universidade Evangélica de Goiás, por exemplo, é a segunda maior empregadora do município, perde apenas para a prefeitura. A quantidade de alunos e colaboradores que passam pela instituição diariamente é maior que a população de muitas cidades goianas.

O economista e professor Márcio Dourado explica que essa rede de prestação de serviços no município contribui para o crescimento econômico da cidade.

“Os alunos precisam de material escolar e isso movimenta o comércio; os pais precisam leva-los para as escolas: abastecem o carro, contratam serviços de vans ou pagam passagens de ônibus, o que movimenta o setor de transportes; os trabalhadores da educação recebem seus salários e investem aqui na cidade, pagam aluguel, compram no comércio, contratam outros serviços e assim o dinheiro circula”.

Márcio dourado – economista
Pr. Isaac Guerra e sua esposa Caroline, à espera da primeira filha. Eles são de Brasília, mas a bebê será anapolina

Além da economia, a população de Anápolis também cresce por causa da oferta de serviços de educação. As diversas instituições de ensino da cidade atraem estudantes de outras regiões para cá e muitos deles acabam escolhendo Anápolis para viver. É o caso do pastor Isaac Guerra, que é de Brasília e veio estudar teologia aqui. “Eu vim para Anápolis para estudar teologia em 2012. Depois de formado surgiu uma oportunidade de trabalho e acabei ficando na cidade. Me casei e trouxe minha esposa pra cá também. Hoje estamos esperando nossa primeira filha que vai nascer aqui, vai ser anapolina”.

A filha do pastor Isaac, daqui poucos anos, será uma das alunas do ensino infantil da cidade. E aí todo esse ciclo econômico será reiniciado, contribuindo para o crescimento contínuo da economia da cidade.

Educação em números

Ensino infantil e fundamental

Desde bem pequenininhas as crianças anapolinas são introduzidas à instrução. A cidade tem 45 creches públicas, com 4.083 crianças matriculadas.

Quando começa a idade escolar o número de alunos aumenta bastante. Em Anápolis são 59.429 crianças matriculadas em pré-escolas e no ensino fundamental em instituições públicas.

Para isso Anápolis conta com uma extensa rede de ensino. São 228 escolas públicas, municipais ou estaduais. A Secretária de Educação do município, Eerizânia de Freitas, diz acreditar numa rede de ensino pública de qualidade.

“Isso é possível com a formação e valorização dos profissionais de educação, também com os investimentos necessários em merenda, uniformes, kits escolares e na tecnologia. Um exemplo disso é o destaque que os alunos da rede pública conquistaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foram 27 escolas anapolinas inscritas, 24 delas eram da rede pública de ensino. Dos 193 medalhistas, 183 eram alunos da rede pública. Ainda temos muito o que fazer, mas Anápolis já é destaque no ensino público de qualidade”.

Eerizânia de Freitas – Secretária municipal de educação
Dados oficiais do MEC

Ensino Médio

No ensino médio o município conta com 15.244 alunos matriculados e registra uma boa rede de colégios. Destacam-se os públicos militares. O Colégio da Polícia Militar Dr. Cézar Toledo, por exemplo, é considerado o melhor colégio público do Estado de Goiás, de acordo com o IDEB e é o segundo melhor do País.

Tanto é, que, a concorrência entre os alunos que pretendem nele é muito grande. A disputa chega a ser de 11 alunos por vaga e assemelha-se à concorrência de alguns vestibulares. O Diretor Comandante da instituição, Coronel Luciano, explica que o motivo de tanta visibilidade é “o engajamento dos alunos que assim que iniciam seu período no colégio, compram a ideia e se comprometem com a rotina da instituição, como a disciplina, as atividades extracurriculares e a dedicação aos estudos” explicou.

Ensino Superior

Anápolis é conhecida pela grande oferta de cursos em diversas instituições de ensino superior.Além de faculdades, a cidadepossui também duas universidades. Uma é pública, a Universidade Estadual de Goiás – UEG, que só aqui na cidade tem dois campus. Outra é privada e recebeu o título de universidade recentemente, é a Universidade Evangélica de Goiás.

A UniEVANGÉLICA tem mais de 10 mil alunos, mais de 1.600 professores e colaboradores. A quantidade de pessoas que circulam pela instituição assemelha-se, ou é, até maior do que a população de muitas cidades goianas. Para o presidente da Associação Educativa Evangélica e chanceler da universidade, Augusto Cesar Ventura, os benefícios de uma instituição desse tamanho no Município são enormes.

“Eu entendo que uma instituição de ensino superior contribuiu grandemente para a história local e não é diferente aqui em Anápolis. As pessoas que se formam numa universidade têm mais capacidade para exercer sua profissão e, assim, trazem mais riquezas, dinamismo e desenvolvimento econômico para o município”.

Augusto Cesar Ventura – presidente da AEE e chanceler da UniEvangélica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!