Os comerciantes optaram por fechar as portas entre 8 e 21 de março, por conta própria
DA REDAÇÃO
Empresários decidiram fazer um “lockdown voluntário” para evitar a contaminação por Covid-19 nos funcionários e clientes, em Alto Paraíso, no nordeste de Goiás. Apesar de o decreto da prefeitura autorizar o funcionamento de hotéis e pousadas, por exemplo, com 65% de ocupação, os comerciantes optaram por fechar as portas entre 8 e 21 de março.
A decisão foi tomada, segundo o grupo que organiza o movimento, chamado de Paralelo 14, “pelos mais vulneráveis e afastados dos serviços de saúde, por quem não tem plano de saúde e por quem quer se manter vivo”.
Ao todo, 46 empresários aderiram ao fechamento das atividades. Eles atuam em vários setores, como gastronomia, lojas, bares, restaurantes mas principalmente de hotéis e pousadas. A cidade fica na Região da Chapada dos Veadeiros e é conhecida pelo turismo esotérico e de cachoeiras, que movimenta milhares de turistas todos os anos.
Segundo o balanço epidemiológico da prefeitura divulgado nesta segunda (8), 1.800 moradores se contaminaram com o coronavírus e um morreu desde o início da pandemia. A cidade não tem leitos de UTI e possui Dois respiradores eletrônicos para o tratamento da Covid-19.