Após apresentar o projeto arquitetônico, aprovado pelos vereadores, empresa comunicou que não pretende mais fazer a obra
Por Priscila Marçal
De volta à estaca zero. Quando pareceu que tudo estava resolvido, e que finalmente Anápolis teria um prédio para acomodar os serviços e reuniões da Câmara de Vereadores, a empresa selecionada para realizar a obra desistiu de dar prosseguimento à construção. A empresa Reserva 1727 Empreendimentos Imobiliários, enviou ofício ao Presidente da Câmara, Leandro Ribeiro, nesta terça-feira (28), informando a decisão.
“Esta desistência tem caráter definitivo, nada tendo o desistente a reclamar desta Câmara Municipal, uma vez que a decisão está pautada, exclusivamente, por critérios econômico-financeiros”, informa parte do texto do ofício, que é assinado pelo sócio-administrador da empresa, José Ricardo de Oliveira.
A notícia foi recebida com muita tristeza pelo presidente da casa. “Há muitos anos a Câmara funciona em um prédio insalubre, inadequado e até perigoso. Os anapolinos mereciam ter uma sede mais apropriada e esta construção era a melhor opção”, lamentou Leandro Ribeiro em entrevista concedida ao Programa “O X da Questão”, na Rádio Imprensa FM 104,9.
Segundo o presidente, divergências políticas teriam interferido na decisão da empresa. “Não quero fazer politicagem com o assunto, mas agentes políticos que atuam por Anápolis conversaram com o empresário e o convenceram que não valia a pena dar prosseguimento à obra”, afirmou.
Segundo o vereador, o processo terá que ser reiniciado, mas não deu prazo de quando isso será realizado, já que o período de eleições está se aproximando e pode interferir no andamento do processo.
Entenda o caso
Depois da polêmica envolvendo a construção da nova sede na Praça 31 de Julho, obra que está sob judice, a alternativa encontrada pelos representantes do legislativo foi contratar uma empresa para ceder o terreno, construir e entregar a nova sede pronta. Depois de inaugurado o prédio, a Câmara pagaria aluguel mensal de R$ 69,6 mil reais. O endereço seria na Avenida Ayrton Senna, no bairro Morada Nova (próximo ao bairro Filostro Machado), Região Leste da cidade, distante 5,7 km da sede da Prefeitura de Anápolis.
A empresa selecionada para executar a obra, Reserva 1727 Empreendimentos Imobiliários, teria 18 meses para finalizar a construção. A contratação foi feita mediante edital de Chamamento Público, depois que as propostas foram analisadas pela Comissão Permanente de Licitação (CPL).