A informação foi dada ontem (20) pela secretária Eerizânia Freitas, em entrevista à Rádio Imprensa.
Por Sarah Lydia*
Um a cada quatro beneficiários do Bolsa Família em Anápolis precisa fazer o recadastro no CadÚnico para continuar a receber o benefício. Em números, são 3.500 famílias que estão com o cadastro desatualizados. Isso representa 25% do total de beneficiários da cidade, que são cerca de 12 mil famílias. A informação foi dada ontem (20) pela secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, Eerizânia Freitas, em entrevista à Rádio Imprensa.
Alguns desses beneficiários estão com cadastro em atraso desde 2016. Segundo a secretaria, quem não atualizar o cadastro terá o benefício bloqueado, se a irregularidade não for sanada até o fim do ano, o cadastro será cancelado. “A partir de agora, o filtro para o governo federal será ainda mais rigoroso, no sentido de cruzar as informações prestadas, já que elas são alto declaratórias. Ele pode cruzar informações da Caixa Econômica Federal, do FGTS, todos os bancos de dados do governo federal servirão de subsídio para que nesse momento ele cruze informações”, explica.
Passo a passo para a atualização
De acordo com a secretária, todas as famílias que não atualizaram os seus dados nos últimos 2 anos, ou famílias que passaram por alguma mudança como, um novo membro na família, ou até mesmo alteração no endereço, precisam fazer a atualização. Para isso, as famílias devem ir até a Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, que fica no piso superior do Terminal Urbano de Anápolis, ou procurar o CRAS mais próximo de sua região.
*Estagiária em supervisão