Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é marcado por atividades no Centro Pop

img_2961-copia-1531494533

Pessoas atendidas pela unidade tiveram um dia especial com palestras, corte de cabelo, jogos e dinâmicas em grupo

O Centro Pop realizou hoje, 19, ações voltadas para as pessoas em situação de rua atendidas pela unidade. A programação começou com um café da manhã, seguido por palestras, jogos de tabuleiro, almoço especial, corte de cabelo e dinâmicas em grupo. O grupo musical Face a Face, da Comunidade Terapêutica Peniel, ficou por conta da animação do evento e os Voluntários de Coração levaram kits de higiene para distribuir para os participantes.

“Levamos informações sobre os serviços aos quais essa população tem direito, como o atendimento do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, cursos ofertados pelo Espaço da Oportunidade, orientações sobre a regularização de documentação, com a Polícia Civil, entre outras informações alusivas ao tema”, explicou a diretora de Proteção Social Especial, Márcia Jacinto.

O dia 19 de agosto foi estabelecido como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de garantia de direitos dessa população, além de reforçar o enfrentamento à discriminação. Essa mobilização acontece todos os anos em memória ao ato de violência ocorrido em 2004, mais conhecido como “Massacre da Sé”, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.

As ações públicas para a população em situação de rua têm o objetivo de criar possibilidades de reconstrução de projetos e trajetórias de vida que incluam a saída das ruas. Nesse sentido, o Centro Pop realiza a acolhida imediata deste público, oferecendo alimentação e espaço para higiene pessoal. Além disso, a unidade faz o encaminhamento para a rede de atendimento que inclui saúde, comunidades terapêuticas, casas de passagem, acesso aos programas sociais, qualificação e emprego.

“Temos muitos casos de sucesso, de pessoas que encontram aqui o apoio necessário para superar essa situação e retornar ao convívio familiar e a uma vida digna”, explica a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!