Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas e os grandes grupos radiofônicos sobre a importância do acesso à informação e à liberdade e de expressão dentro desse setor da comunicação
Por Wanessa Lopes
Anualmente é comemorado no dia 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011 para homenagear o veículo de comunicação, bem como os profissionais da área.
Mesmo com as mudanças e avanços tecnológicos, o rádio continua em atividade nas residências da maioria das pessoas, como meio de informação rápido e em tempo real, além das programações musicais que atraem todas as idades, bem como a abrangência do alcance, que cobre até os lugares mais remotos.
![](https://i2.wp.com/imprensamadureira.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Guglielmo_Marconi_1874-1937_LCCN2002699957-2.jpg?fit=740%2C1009&ssl=1)
O rádio
O primeiro rádio foi criado pelo físico e inventor italiano Guglielmo Marconi, em 1896. Marconi tinha apenas 23 anos na época, e por patentear o sistema de telegrafia sem fios, ele ganhou o prêmio Nobel de Física em 1909.
No Brasil
Já no Brasil, a primeira transmissão de rádio ocorreu em 07 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. O evento marcou a exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa.
Desde então, o rádio se tornou cada vez mais popular, conquistando seu espaço nas casas dos brasileiros.
Por ser uma plataforma onde o artifício principal utilizado é a voz, o rádio proporciona sensações diversas em quem ouve, pois permite o ouvinte usar a imaginação e a criatividade para supor o que acontece do outro lado.
Por ser um veículo de comunicação em massa, antes do advento da televisão, o rádio transmitiu novelas, campeonatos de futebol, debates políticos, entre outras atrações.
Hoje, mesmo com toda a evolução e o acesso à Internet, o rádio continua sendo o meio mais fácil e rápido de acesso à informação de qualidade e em tempo real, pois sua transmissão alcança áreas onde a televisão e a internet não chegam.
Rádio Imprensa
Com seus respeitados 60 anos de existência, a Rádio Imprensa é uma das principais e mais conhecidas emissoras de rádio da cidade.
Com uma equipe competente e uma direção focada na qualidade do conteúdo transmitido nas programações, a Imprensa FM tem se destacado até mesmo fora do país, conquistando ouvintes, nos EUA, em Portugal, Inglaterra e até no Japão.
Após sua transição para FM em 2017, a emissora aderiu as plataformas digitais como forma de expandir suas fronteiras e conquistar novos ouvintes e seguidores. E a mesma conseguiu. Uma das redes sociais principais da empresa, conta com mais de 8 mil seguidores que interagem e participam ativamente de todas as promoções e atividades promovidas pela emissora.
No dia de hoje, 13 de fevereiro, os estúdios da rádio tiveram a honra de receber um dos jornalistas mais respeitados da cidade, que consta em seu currículo mais de 40 anos de rádio. Estamos falando de Nilton Pereira, radialista e diretor de jornalismo da emissora. Outra convidada especial que participou do programa foi a radialista Aline Paiva, que iniciou sua carreira aos 16 anos de idade. Aline também se destaca por ser uma voz feminina quando a maioria dos profissionais da área são homens. Quem também participou desse momento especial, foi o apresentador e radialista Joseval de Brito, que também conta com uma longa jornada no rádio e se divertiu ao lembrar de algumas situações.
Confira a entrevista na íntegra: