Major Leonardo, comandante da corporação faz um balanço das atividades no ano
Por Priscila Marçal
A Polícia Militar, por meio do Comando de Patrulhamento Especializado (CPE), bateu todos os recordes no trabalho de policiamento ostensivo neste ano em Anápolis. A informação foi fornecida pelo comandante da CPE, Major Leonardo, em entrevista à Rádio Imprensa nesta terça-feira (29).
Foram mais de 200 armas apreendidas, que estavam com pessoas com antecedentes criminais, diversas apreensões de drogas e confrontos armados que resultaram na morte de 40 bandidos. Segundo o comandante, esse trabalho contribuiu para a redução significativa em todos os índices de violência, principalmente homicídios, que caiu em 50% se comparado ao ano passado.
“É importante ressaltar que nosso trabalho não é apenas no patrulhamento e atendimento às ocorrências, realizamos um trabalho social muito importante, que também contribui para a redução da criminalidade”, lembrou o Major ao fazer o balanço das atividades sociais realizadas neste ano. Foram 15 toneladas de alimentos, 3 mil pacotes de fraldas, 5 mil cobertores, 2 mil brinquedos e outros itens de necessidades básicas que foram arrecadados em campanhas da CPE e doados às pessoas mais necessitadas.
“O resultado desse trabalho social é a aproximação com a comunidade. Quem imaginaria há alguns anos que a polícia seria tema de aniversário de criança? A Polícia Militar tem que ser temida pelo marginal, não pelo cidadão de bem”, disse o comandante, que também destacou a importância da polícia nesse contexto de ausência de heróis na sociedade. “É muito bom ver as crianças buscando na polícia essa figura do super-herói”.
Projetos para 2021
A CPE pretende retomar projetos importantes que neste ano não puderam ser realizados devido à pandemia do novo Coronavírus. Um deles é a Corrida de Rua, que vai para sua terceira edição. Em 2019 foram 7 mil inscrições no evento que já é um sucesso. “Se a vacina nos permitir realizar eventos como este, com certeza em 2021 faremos mais uma edição da nossa corrida de rua”, explicou o comandante.
Outros projetos importantes para serem realizados no próximo ano é o novo curso de patrulhamento tático, além da continuidade do trabalho da PM e o trabalho social que fizeram tanta diferença em 2020.