

Brasil
Conasems promove curso para profissionais que atuam na vacinação contra o coronavírus
Lançamento da iniciativa ocorrerá na próxima quinta, às 10h
DA REDAÇÃO
Com a aprovação da Anvisa do uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford, que protegem contra o novo coronavírus, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) dará início ao ImunizaSUS, projeto que vai transformar postos de saúde de todo o País em salas de aula.
A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de capacitar 94 mil profissionais que atuam diretamente na imunização. O projeto será lançado na próxima quinta-feira (21), às 10h, em Brasília, e será transmitido em uma live no canal do YouTube do Conasems.
A capacitação terá carga horária de 180 horas e será feita no modelo de Ensino à Distância (EAD). Para mais informações, acesse: www.conasems.org.br
Fonte: Brasil 61
Brasil
Infectados por variante amazonense podem ter carga viral até dez vezes maior

Estudo foi coordenado pela Fiocruz Amazônia e assinado por 29 especialistas
DA REDAÇÃO
A carga viral de pacientes contaminados pela cepa P.1 do novo coronavírus, uma variante que, provavelmente, se desenvolveu no Amazonas, é bem maior do que em pacientes infectados por outras cepas que circulam no estado do Norte do País. A conclusão faz parte de um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia.
De acordo com o artigo que divulga os dados da pesquisa, assinado por 29 especialistas, as pessoas infectadas com a cepa P.1 podem ter até dez vezes mais vírus em seu organismo do que aquelas contaminadas por outras variantes. Essa pode ser uma das explicações para a transmissão tão rápida no Amazonas.
Fonte: Brasil 61
Brasil
Pesquisadores brasileiros avaliam estresse em pacientes com Covid-19

Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante
DA REDAÇÃO
Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) avaliou os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de Covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante.
Segundo os pesquisadores este é o primeiro estudo a apontar para essa conclusão. No entanto, o posicionamento não é definitivo, pois outras pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode sim agravar várias doenças.
O estresse oxidativo ocorre a partir do desequilíbrio entre a formação de radicais livres, moléculas responsáveis por enfermidades, e a capacidade antioxidante (proteção) das células.
Fonte: Brasil 61
Brasil
Ministério da Saúde adquire 20 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

Expectativa é de que oito milhões de doses cheguem ao Brasil ainda no mês de março
DA REDAÇÃO
O Ministério da Saúde assinou contrato de R$ 1,6 bilhão para a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin. A aquisição do imunizante contra a Covid-19 foi acordada com a Precisa Medicamentos / Bharat Biotech.
Oito milhões de doses devem chegar ao Brasil ainda no mês de março. Em abril, desembarca no País a mesma quantidade de doses. Outras quatro milhões devem chegar em maio. Todas as vacinas vão compor o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Fonte: Brasil 61
-
Anápolis7 dias atrás
Anápolis tem o dobro da média nacional de internações por doenças mentais
-
Brasil6 dias atrás
Brasil atinge a marca de 250 mil mortes por Covid-19, foram 50 mil em 48 dias
-
Goiás5 dias atrás
Goiás deverá comprar 2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19
-
Goiás6 dias atrás
Goiás recebeu mais 81,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19