Connect with us

Goiás

Conab estima aumento da safra de grãos em Goiás

Published

on

Levantamento da atual safra mostra que o Estado deve crescer 10,3% ante a safra 2018/2019. Estado mantém-se no terceiro lugar no ranking nacional

DA REDAÇÃO

Atualizado todos os meses, com base nos dados em campo da produção de grãos em todo o País, o Levantamento de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima o aumento da taxa de crescimento da safra goiana 2019/2020, segundo a última atualização – a penúltima desta safra – divulgada nesta última terça-feira, dia 11 de agosto. A expectativa divulgada em julho previa taxa de crescimento estimada em 8,4% frente à safra 2018/2019 e agora, na atualização de agosto, a estimativa é de que a safra goiana apresente crescimento de 10,3% em relação à última safra. No total, a expectativa é de que o Estado colha 27,18 milhões de toneladas de grãos, mantendo-se como terceiro maior produtor nacional.
A produção de grãos goiana representa 10,7% do total produzido no País. No Estado, na safra 2019/2020, a área plantada também registrou crescimento e deve atingir 6,08 milhões de hectares (aumento de 7,3% em relação à safra passada), além de maior produtividade: 4.471 quilos por hectare (aumento de 2,8%).
Os maiores destaques, em Goiás, ficam por conta das culturas de soja, milho, feijão, girassol e sorgo, que registraram crescimento da expectativa de produção. A soja, cuja colheita já foi encerrada no Estado, deve contabilizar produção de 12,46 milhões de toneladas (aumento de 9% em relação à safra passada). Já o milho tem produção estimada em 12,82 milhões de toneladas (aumento de 11,6% em relação a 2018/2019). O feijão, incluindo 1ª, 2ª e 3ª safra, deve contabilizar produção total de 328,7 mil toneladas (aumento de 8% ante a safra 2018/2019) e o girassol deve alcançar produção de 42,8 mil toneladas (aumento de 14,7%). O sorgo, do qual o Goiás é o maior produtor, deve ter produção de 1,21 milhão de toneladas (22,6% a mais que a última safra).
Também constam no Levantamento da Conab outras culturas com boa produção em Goiás, que tiveram menor  produção em relação à safra devido à diminuição da área plantada, considerando que a produtividade registrou crescimento. É o caso do arroz, cuja produção deve ser de 112,1 mil toneladas (recuo de 0,4% em relação à safra anterior) e produtividade média de 4.962 quilos por hectare (aumento de 0,4% em relação à safra passada); e do caroço de algodão, com expectativa de produção de 100,1 mil toneladas (4,9% a menos que 2018/2019) e produtividade de 2.600 quilos por hectare (aumento de 4,6% em relação à safra passada).
Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os números cada vez mais promissores do Estado, sobretudo com relação a previsão de aumento da taxa de crescimento, revelam bom desempenho do setor e uma expectativa em relação à comercialização dessas commodities. “É um recorde que contribui para melhorar o posicionamento do Estado e favorecer a destinação tanto para a industrialização quanto para nossas exportações. É marcante que isso contribui para o crescimento do Estado. O governador Ronaldo Caiado tem dado bastante atenção para o agro, que é base para grande parte do setor industrial e para nossa balança comercial. Isso vai ser convertido em mais renda e mais emprego. É uma mola que propulsiona a economia como um todo”, avalia.

IBGE

Também foi divulgado nesta terça-feira, 11 de agosto, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (LSPA/IBGE). Além da expectativa de crescimento das produções de cana-de-açúcar e uva, que têm se mantido positivas nos últimos levantamentos, com crescimento ante à safra de 2019 de 1,6% (76,85 milhões de toneladas) e 19,7% (1.983 toneladas), respectivamente, algumas outras culturas têm mostrado boa produção no Estado. É o caso da mandioca, com produção de 168.636 toneladas; do café arábica, com produção de 19.083 toneladas; da banana, com 204.359 toneladas;  da laranja, com 138.668 toneladas; e do tomate, com 1,13 milhão de toneladas.

Fonte: www.goias.gov.br

Goiás

Vacinação de professores em Maio ainda não está garantida

Published

on

Depois da decisão do STF de suspender a vacinação dos profissionais de segurança pública, o Estado de Goiás busca autorização no Ministério da Saúde para dar sequência ao plano próprio de vacinação

DA REDAÇÃO

O Estado de Goiás espera receber, nos próximos dias, o aval do Ministério da Saúde para dar prioridade ao grupo de professores na vacinação contra o coronavírus. Segundo o Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, outros grupos, como população privada de liberdade estão à frente dos educadores na fila de espera.

Na justificativa, o Governador Ronaldo Caiado afirma que as aulas precisam retornar o quanto antes e, para isso, os trabalhadores da Educação precisam ser vacinados ainda no mês de maio. Porém, o estado depende de autorização do Ministério da Saúde.

Nesta semana o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da imunização dos profissionais de Segurança Pública e Salvamento em Goiás e ordenou que o Estado cumpra o Plano Nacional de Imunização.

Continue Reading

Goiás

Vestibular da UEG será realizado no dia 30 de maio

Published

on

Provas, que estavam previstas para 21 de março, foram adiadas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19

DA REDAÇÃO

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) escolheu o dia 30 de maio para a realização das provas do Vestibular UEG 2021/1, e do Processo Seletivo Especial para Refugiados e Portadores de Visto/Acolhido Humanitário 2021. O certame, que estava marcado para o dia 21 de março, foi adiado em razão do agravamento da pandemia de Covid-19.

As provas serão aplicadas de forma presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. A UEG informa que, dez dias antes da data prevista para a prova, será realizada uma nova consulta, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES), sobre a viabilidade sanitária para a realização do certame. A consulta visa garantir que o processo seletivo ocorra da forma mais segura possível, dentro do contexto da pandemia.

O edital do Vestibular 2021/1 e o cronograma retificado podem ser acessados no endereço: www.estudeconosco.ueg.br. Os interessados também podem solicitar mais informações pelo email: ns@ueg.br.

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Goiás

Caiado assina protocolo de intenções para instalação, em Anápolis, da Agência Empresarial dos Correios

Published

on

Objetivo da unidade é oferecer atendimento personalizado aos empresários do polo logístico do Daia

DA REDAÇÃO

O governador Ronaldo Caiado e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, assinam na próxima sexta-feira (07/05), às 10h, um protocolo de intenções para a instalação de uma agência especializada no atendimento a empresas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), importante estrutura que compõe o Polo Logístico do Estado. O evento será realizado no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Estado.

A parceria para implantação da nova agência dos Correios é coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e marca a etapa inicial do projeto que pretende fazer de Anápolis o maior polo logístico do país. O município, localizado entre Goiânia e Brasília, está no entroncamento de importantes vetores logísticos nacionais, como o Porto Seco Centro-Oeste, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Norte-Sul. Além do Aeroporto Internacional de Cargas e as BRs 153 e 060.

A Agência dos Correios do Daia atenderá toda a região, com foco em pessoa jurídica, já que possuirá estrutura especializada para esse perfil de clientes. A unidade deve ser inaugurada nos próximos meses e contará com espaço de 1.100 m², amplo estacionamento, além de área para carga e descarga de encomendas.

Serviço

Assunto: Governador Ronaldo Caiado assina protocolo de intenções para instalação da Agência Empresarial dos Correios, em Anápolis

Quando: Sexta-feira (07/05), às 10h

Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Goiânia (GO)

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Destaque