Notícias enviadas pela Saneago e da Agência Reguladora Municipal (ARM) são positivas
Por Priscila Marçal
As primeiras chuvas após o longo período de estiagem deste ano, quando Anápolis enfrentou uma de suas mais graves secas, resolveram a questão da baixa vazão do Ribeirão Piancó. Segundo nota divulgada pela Saneago, o sistema Piancó praticamente dobrou sua capacidade para 620 litros por segundo, em comparação ao período crítico que atingiu 330 litros por segundo.
Ainda segundo a Saneago, neste sábado (25), foram desligadas as duas bombas extras acionadas para suprir a demanda de captação de água no Sistema Piancó durante o período mais crítico. Uma das bombas está instalada no Piancó 2, a outra no Capivari.
A nota divulgada pela Saneago também informa que o pluviômetro da Captação Piancó 1, marcou 17 mm de chuva nesses no sábado e no domingo, a média anual de 1600 mm.
Confira a nota completa publicada pela Saneago:
SISTEMA PIANCÓ EM RECUPERAÇÃO
Antes mesmo das primeiras chuvas a Agência Reguladora Municipal – a ARM, cumprindo seu papel de monitoramento fiscalização e regulação, já havia verificado que o montante do Piancó havia melhorado em virtude do trabalho da SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) junto aos Produtores Rurais da Bacia do Piancó, requisitando a liberação da água de suas barragens/lagoas, e de forma coordenada, para evitar “estrangulamentos”. E após as primeiras chuvas o Sistema Piancó praticamente dobrou sua capacidade (620 l/s) em comparação ao periodo crítico que atingimos (330 l/s). Segundo o Pluviômetro da Captação – Pianco 1, nesses 2 dias foram 17 mm de chuva, numa média anual de 1600 mm. Ainda neste sábado (25/09), foram desligadas duas bombas extras que serviam para a captaçâo de água no Siatema Piancó, uma instalada no Piancó 2 e outra no Capivari. Ainda assim devemos cuidar e economizar e buscar fortalecer o nosso Aquífero e não simplesmente deixar a água das chuvas escoar para outros Municípios como vem acontecendo a anos. Projetos ambientais inovadores e constantes são necessários em nossa cidade. Acompanhe nossas discussões e vamos todos participar. E quem disse que ano que vem está tudo garantido e não pode ser pior?