O anúncio foi feito durante coletiva no início da manhã desta segunda-feira (18)
Por Priscila Marçal
O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação contra a Covid-19 começa hoje. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, realizada agora a pouco em São Paulo, durante cerimônia que deu início à distribuição das doses aos estados brasileiros. Ontem (17) o ministro havia dito que a vacinação começava apenas na quarta-feira (20).
O ministério teria mudado de ideia devido à pressão que recebeu dos governadores dos estados. O governo de São Paulo, por exemplo, ignorou o calendário do ministério e começou a imunizar a população ainda ontem, minutos após a aprovação da Anvisa.
Primeira vacinada no Brasil
A primeira pessoa a ser vacinada no Brasil foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, durante cerimônia organizada pelo Governo de São Paulo. O ministro da Saúde criticou o governador João Dória e o acusou de fazer marketing com a vacina.
Segundo o governo de São Paulo, 112 profissionais de saúde foram imunizados apenas ontem. E o estado vai continuar a vacinar os profissionais de saúde, antecipando o calendário nacional. Seis hospitais de referência do estado vão receber as doses hoje.
Vacina em Goiás
O ministério da saúde confirmou que vai destinar 415.880 doses da vacina à Região Centro-Oeste do Brasil. Goiás recebe a maior parte desse total, 182.400 doses. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi hoje a São Paulo buscar as doses pessoalmente.