COMDEFESA começa a sair do papel

logo-comdefesa

Por Nilton Pereira

Projeto engloba indústrias escolas logística empresarial ligada à segurança como um todo

A definição de um grupo executivo para administrar uma estrutura voltada para a indústria da defesa, será a concretização da ideia que ganha corpo a cada dia.  Dentro do slogan “Do alfinete ao foguete”, idealizada pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis, a proposta foi “comprada” pela Prefeitura, Governo Estado, Federação das Indústrias de Goiás. Depois, ganhou mais espaço, com seus representantes sendo recebidos no escalão Federal, como ministérios, diretoria se secretaria ligadas à Presidência da República.

O Presidente da ACIA e coordenador do grupo idealizador, empresário Anastácios Apostolos Dagios, disse ao CONTEXTO que o projeto está fixado em quatro pilastras, todas já em trabalho de definição, sendo a primeira, a destinação de parte da área, hoje ocupada pelo Centro de Convenções, para a implantação de um Parque Tecnológico, que inclusive, já tem propostas de parcerias com grandes empresas, dentre elas, a AKAER, que ancora parte da antiga estrutura da EMBRAER, que já demonstrou vivo interesse em criar um projeto específico para Anápolis.

Outra vertente, também já encaminhada, seria a redefiniçao do projeto original do Aeroporto Internacional de Cargas, com ele podem do operar como sítio de treinamento aeronáutico e como terminal de passageiros.

A terceira variante seria a destinação de parte (provavelmente a metade) da área da Plataforma Logística Multimodal, que tem cerca de dos milhões de metros quadrados, para a implantação de projetos voltados para a indústria da defesa. E, finalmente, a criação de dispositivos que incentivem a implantação de propostas econômicas, tanto de parte dos governos Municipal e Estadual, quanto do Governo Federal, dentro de uma política de atração de novos investimentos.

A proposta

Segundo Anastácios Apostolos Dagios, esta proposta em nada afetaria o projeto original do Centro de Convenções. Aliás, auxiliaria na sua manutenção, uma vez que o grupo gestor se encarregaria de parte, ou de toda a despesa de manutenção do imóvel que poderia sediar eventos, como convenções, festivais, exposições e seminários sem qualquer prejuízo. Disse, mais que a ACIA não é dona do projeto, pois ele transcende os interesses municipais e é visto como uma tábua de salvação para a economia de Goiás. Este assunto foi levado ao, então, candidato ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado, que o aprovou na integralidade.  Também o Prefeito de Anápolis, Roberto Naves, se mostrou simpático a ele desde o início. Para Anastácios, o objetivo, agora, é apresar a ideia, uma vez que outros estados e outros municípios têm demonstrado interesse em desenvolver projeto semelhantes. Um documento com a assinatura de várias lideranças políticas e empresariais de Anápolis e de Goiás, vai ser encaminhado ao Governador Ronaldo Caiado, solicitando prioridade para o COMDEFESA.

Fonte: CONTEXTO


Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!