Mais de 400 agentes realizam trabalho permanente em toda a cidade. Meta é evitar a proliferação antes do período chuvoso
DA REDAÇÃO
O governo federal divulgou, no último dia 12, a antecipação da campanha de combate à dengue em todo Brasil, já que esse foi um ano atípico da doença, com maior incidência em todo o País. Aqui em Anápolis, o trabalho não para.
Diariamente, mais de 400 agentes de endemias e comunitários de saúde percorrem os bairros e vão de casa em casa orientar sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A eliminação dos focos antes que as chuvas se iniciem é essencial para reduzir os índices de infestação e o engajamento de toda a população se faz necessário: desde os cuidados básicos, como não deixar água parada, até o apoio ao trabalho dos agentes.
Os números assustam, já foram mais de seis mil casos confirmados e cinco mortes no Centro Norte goiano e regional Pirineus, o que engloba 70 municípios. “Anápolis é referência em alta complexidade em todos os municípios do Centro Norte. Por isso, os casos mais graves são tratados aqui”, explica o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.
Os agentes comunitários de saúde trabalham da forma integrada à Ala 2. Os primeiros atuam nas áreas de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os militares na região central. Essa integração garante um trabalho mais ágil e eficiente. Já os agentes de endemias estão nas áreas que não possuem cobertura, garantindo o alcance em toda a cidade.
Confira o cronograma de visitas desta semana:
Portal do Cerrado
Vera Cruz
Jardim Alvorada
Residencial Shangri-la
Bairro Eldorado
Vila Formosa
Alto da Bela Vista
Jardim Arco Verde
Setor Sul
Jardim Flor de Liz
Summerville
Bairro Santo Antônio
Vila Santa Maria de Nazaré
Bairro de Lourdes
JK Nova Capital
Cidade Jardim/Maracananzinho
Jardim Bandeirantes
Residencial Morada Nova
Conjunto Filostro Machado
Jardim Itália
Vila Feliz
Residencial Santo Expedito
Granville
Povoado de Branápolis
Distrito de Joanápolis
Fonte: www.anapolis.go.gov.br