Connect with us

Goiás

CNH Social habilita primeira pessoa com deficiência

Published

on

Programa oferece habilitação gratuita para população de baixa renda

DA REDAÇÃO

A paralisia infantil não limitou os sonhos de José Pereira. Junto com a CNH, ele realiza outro sonho. Nesta semana, ele iniciou um projeto social de inclusão por meio da música.

“A realização de um sonho antigo”. É dessa forma que o professor de música José Pereira da Silva, 57 anos, define a conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é beneficiário do programa CNH Social. Conseguiu a vaga por meio da cota destinada à pessoa com deficiência (PCD) e finalizou o processo nesta terça-feira, 2, ao ser aprovado na prova prática de direção veicular. O músico é a primeira pessoa com deficiência a se habilitar pelo programa em Goiás.

O músico conta que havia iniciado o processo de habilitação há muitos anos. Porém, a falta de recursos financeiros o impossibilitou de realizar o sonho. “Como recebo só a aposentadoria, na hora de pagar as aulas não consegui dar seguimento para ter minha carteira de motorista”, destaca. Um processo de habilitação para PCD custa aproximadamente R$ 2,5 mil em Goiás. O valor inclui taxas do Detran-GO, exames médicos e psicológico, cursos teórico e prático e as provas de legislação de trânsito e de prática de direção veicular.

A boa notícia veio pela televisão. “Quando assisti na TV o governador Ronaldo Caiado anunciando as vagas do programa CNH Social e vi que tinha reserva de vaga para quem tem deficiência pensei: essa é minha oportunidade”, explica. “Corri atrás, me informei e acompanhei tudo direitinho e nem acreditei quando vi meu nome lá”, relata.

José Pereira sofreu poliomielite na infância. A doença deixou sequelas em sua perna esquerda. Por ter mobilidade reduzida, a legislação exige que para se habilitar, além de todo o processo com exame médico, psicológico, provas e cursos teóricos e práticos, ele passe por uma junta médica, composta por três médicos. A prova prática também é aplicada por uma junta técnica composta por examinadores do Detran-GO, fiscal do Conselho Estadual de Trânsito e um médico designado pela autarquia.

Gratidão

A paralisia infantil não limitou os sonhos de José Pereira. Junto com a CNH, ele realiza outro sonho. Nesta semana, ele iniciou um projeto social de inclusão por meio da música. A meta é atender crianças e adolescentes carentes da Região Noroeste de Goiânia. Ministra aulas de instrumentos e canto. O projeto denominado Rumo Certo está funcionando em uma sala emprestada por uma igreja.

O músico recém-habilitado comenta que sente gratidão pela iniciativa do Governo de Goiás, que por meio do Detran-GO, viabilizou a realização do seu sonho. “Muita gente tem vontade, tem um sonho de fazer alguma coisa, mas a situação financeira às vezes não permite. Isso que o Detran-GO vem fazendo ajuda muita gente. Também quero ajudar pessoas com aulas de música”, argumenta.

CNH de graça

Todo o processo de habilitação de José Pereira foi gratuito. Os beneficiados com a CNH Social recebem isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência classificada dentro do número de vagas também se abstém de pagar pela junta médica. Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), são oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

O programa CNH Social já ofertou 6.024 vagas. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 11 milhões para oferecer primeira habilitação, mudança ou adição de categoria gratuitamente aos selecionados. Os interessados devem ficar atentos ao site www.detran.go.gov.br e às redes sociais da autarquia, canais pelos quais são divulgadas matrículas, regulamentação, bem como a lista de classificados.

Fonte: www.goias.gov.br

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Goiás

Vacinação de professores em Maio ainda não está garantida

Published

on

Depois da decisão do STF de suspender a vacinação dos profissionais de segurança pública, o Estado de Goiás busca autorização no Ministério da Saúde para dar sequência ao plano próprio de vacinação

DA REDAÇÃO

O Estado de Goiás espera receber, nos próximos dias, o aval do Ministério da Saúde para dar prioridade ao grupo de professores na vacinação contra o coronavírus. Segundo o Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, outros grupos, como população privada de liberdade estão à frente dos educadores na fila de espera.

Na justificativa, o Governador Ronaldo Caiado afirma que as aulas precisam retornar o quanto antes e, para isso, os trabalhadores da Educação precisam ser vacinados ainda no mês de maio. Porém, o estado depende de autorização do Ministério da Saúde.

Nesta semana o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da imunização dos profissionais de Segurança Pública e Salvamento em Goiás e ordenou que o Estado cumpra o Plano Nacional de Imunização.

Continue Reading

Goiás

Vestibular da UEG será realizado no dia 30 de maio

Published

on

Provas, que estavam previstas para 21 de março, foram adiadas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19

DA REDAÇÃO

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) escolheu o dia 30 de maio para a realização das provas do Vestibular UEG 2021/1, e do Processo Seletivo Especial para Refugiados e Portadores de Visto/Acolhido Humanitário 2021. O certame, que estava marcado para o dia 21 de março, foi adiado em razão do agravamento da pandemia de Covid-19.

As provas serão aplicadas de forma presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. A UEG informa que, dez dias antes da data prevista para a prova, será realizada uma nova consulta, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES), sobre a viabilidade sanitária para a realização do certame. A consulta visa garantir que o processo seletivo ocorra da forma mais segura possível, dentro do contexto da pandemia.

O edital do Vestibular 2021/1 e o cronograma retificado podem ser acessados no endereço: www.estudeconosco.ueg.br. Os interessados também podem solicitar mais informações pelo email: ns@ueg.br.

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Goiás

Caiado assina protocolo de intenções para instalação, em Anápolis, da Agência Empresarial dos Correios

Published

on

Objetivo da unidade é oferecer atendimento personalizado aos empresários do polo logístico do Daia

DA REDAÇÃO

O governador Ronaldo Caiado e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, assinam na próxima sexta-feira (07/05), às 10h, um protocolo de intenções para a instalação de uma agência especializada no atendimento a empresas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), importante estrutura que compõe o Polo Logístico do Estado. O evento será realizado no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Estado.

A parceria para implantação da nova agência dos Correios é coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e marca a etapa inicial do projeto que pretende fazer de Anápolis o maior polo logístico do país. O município, localizado entre Goiânia e Brasília, está no entroncamento de importantes vetores logísticos nacionais, como o Porto Seco Centro-Oeste, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Norte-Sul. Além do Aeroporto Internacional de Cargas e as BRs 153 e 060.

A Agência dos Correios do Daia atenderá toda a região, com foco em pessoa jurídica, já que possuirá estrutura especializada para esse perfil de clientes. A unidade deve ser inaugurada nos próximos meses e contará com espaço de 1.100 m², amplo estacionamento, além de área para carga e descarga de encomendas.

Serviço

Assunto: Governador Ronaldo Caiado assina protocolo de intenções para instalação da Agência Empresarial dos Correios, em Anápolis

Quando: Sexta-feira (07/05), às 10h

Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Goiânia (GO)

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Destaque