Centro Internacional dos Correios em Anápolis receberá até 300 mil encomendas por dia

Agência dos correios

A unidade distribuirá cargas para os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Por Sarah Lydia*

O crescimento de compras internacionais tem aumentado no Brasil, com o objetivo de atender a essa nova demanda, os Correios anunciou ainda no final do ano passado a criação do Centro Internacional dos Correios, que será em Anápolis.

Em entrevista à Rádio Imprensa, o Superintendente Estadual dos Correios em Goiás, Frank Moura, falou sobre as principais razões para a escolha de Anápolis como sede do Centro Internacional. “Anápolis foi escolhida para sediar essa unidade, por alguns fatores, principalmente pela localização geográfica, por ser um ponto estratégico de deslocamento de carga do país e também pela proximidade do Porto Seco que é um órgão que tem todo um ecossistema já montado e proximidade com o comércio exterior”, explica Frank Moura.

Segundo o superintendente, o objetivo do Centro, será administrar as compras internacionais feitas por meios eletrônicos, melhorando o atendimento ao consumidor, a nova unidade não irá influenciar nas atuais agências dos Correios da cidade de Anápolis. “É um projeto independente, mas com operações próximas. O Centro Internacional ele é mais voltado para exportação e encomendas postais do mercado internacional”, afirma.

Atualmente só existe mais uma unidade dos Correios especializada nesse tipo de carga no Brasil. Ela está localizada em Curitiba, na região sul do país. Com esse investimento, Anápolis irá sediar o segundo maior Hub de carga postal internacional dos Correios no Brasil.

Como irá funcionar

O Centro Internacional dos Correios irá receber cargas destinadas para os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ao chegar no Centro Internacional, a carga passará por verificação de outros órgãos se for necessário, como a Receita Federa e a Anvisa. A próxima etapa é a verificação do conteúdo, da compra e taxação tributária. Após a liberação, a carga irá seguir para o destino. A previsão é de que o centro receba até 300 mil encomendas por dia.

Para Frank Moura, o investimento beneficia os Correios e também a cidade de Anápolis. “A gente acredita que é um investimento de muita relevância em vários aspectos para todas as partes. Acreditamos também que toda a estrutura do município, de prestadora de serviço, tudo isso também facilitará a gestão da agência internacional em Anápolis.”

Previsão para inauguração

No final do ano passado, o contrato de locação do imóvel já foi assinado. De acordo com o Superintendente, a contratação de mão de obra já está em andamento e a expectativa é grande para a entrega da unidade. “A nossa motivação e o nosso trabalho tem sido feito com muito afinco para que até o final deste ano de 2023 a gente coloque a unidade em plena operação”, enfatiza.

*Estagiária em supervisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!