Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite deve vacinar 20 mil crianças em Anápolis

Saude-disponibiliza-vacina-contra-o-sarampo-na-rede-em-Valinhos-yn6cj1712750

Devido ao aumento dos casos de sarampo no País, acontece de 6 a 31 de agosto a campanha de vacinação contra a doença, juntamente com a imunização contra a paralisia infantil (poliomielite). Em Anápolis, a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, está se preparando para a mobilização. A vacinação tem como público-alvo crianças com idade entre 1 ano e menores de 5.

Confira a entrevista feita com Júlio César Spíndola, coordenador de Vigilância;

 

Sobre o Sarampo

A prevenção contra o sarampo é a tríplice viral, medicação injetável que que também protege contra a caxumba e a rubéola. O sarampo é transmitido através da fala, tosse, respiração e secreções expelidas pelo doente. Considerada uma doença infecciosa altamente contagiosa, ela se manifesta por manchas avermelhadas na pele que se iniciam no rosto e progridem em direção aos pés.

Outros sintomas também conhecidos são febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Além disso, o sarampo também compromete o funcionamento de diversos órgãos. O período de transmissão pode variar entre quatro e seis dias até o surgimento dos sintomas.

Sobre a paralisia infantil

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença grave que é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à imobilidade irreversível dos membros. A principal maneira de evitá-la é por meio da vacina que pode ser oral ou injetável, dependendo do cartão da criança.

Embora a imunização esteja disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde alertou em nota que mais de 300 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo do esperado, o que é um sinal vermelho para o risco de volta da doença, erradicada desde 1994 no País.

Fonte: SECOM
Reportagens: Richelson Xavier

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!