Até o início de outubro, a Prefeitura realizou a desobstrução de mais de três mil bueiros e caixas receptoras. Mas, o enfrentamento dos alagamentos provocados pelos entupimentos na rede de águas pluviais ganhou mais um importante aliado. Um segundo caminhão hidrojato já está operando nas ruas da cidade. Com isso, duas equipes atuam simultaneamente, dobrando a capacidade de atendimento às emergências e de realização do trabalho preventivo.
E quem sente os benefícios diretos é a população, que ganha em proteção e tranqüilidade, além da limpeza nas vias. Uma delas é a Rua Matão, na Alexandrina, onde o alívio chegou há alguns meses, após três anos e meio de muita luta, segundo relato do professor Lucas Alves Rezende, 34, morador da região.
No local, várias casas eram invadidas pela água da chuva que escoava da parte mais elevada da rua. Mas, agora, o bueiro que fica no alto foi desentupido e uma caixa receptora foi construída na parte baixa. “Ainda não houve invasão de água. Esperamos que continue assim”, diz Lucas.
Ainda não houve invasão de água. Esperamos que continue assim – Lucas Alves Rezende, 34, morador da região.
Nessa semana, quatro equipes vão realizar capacitação, por meio de um curso de operação do hidrojato, o que vai melhorar a utilização de todos os recursos disponíveis e a resposta aos chamados da população. Serão duas equipes preparadas para cada caminhão.
Outra ações
Além da atenção com a rede pluvial e da coleta dos resíduos sólidos – realizada em toda a cidade – as obras de infraestrutura seguem avançando por todas as regiões. As avenidas que representam os principais eixos de entrada e saída da cidade já estão recebendo obras importantes de drenagem, garantindo o escoamento adequado. O trabalho contempla a JK, Fernando costa, Brasil e Universitária.
Fonte: ASCOM