No dia 20 de dezembro, o índice de transmissão do coronavírus no país estava em 0,90, segundo análise de dados da plataforma Info Tracker, que pertence a USP e Unesp, o que significa que havia uma desaceleração da pandemia.
DA REDAÇÃO
O Brasil registrou na última terça-feira (11) 70.765 casos de Covid-19, mais que o dobro da segunda-feira (34.788).
Com isso, a média móvel considerando os últimos 7 dias também cresceu e chegou a 43.660, maior patamar desde de 29 de julho de 2021, quando o país tinha 45.094 casos.
O número de óbitos, no entanto, cresceu proporcionalmente menos: foi de 110 na segunda para 147 nesta terça-feira — ficando uma média móvel de 122 casos (considerando os últimos sete dias).
Retorno de restrições
O aumento no número de casos tem gerado cancelamento de voos e novas restrições. As companhias aéreas Azul e Latam confirmaram nos últimos dias que estão cancelando e remanejando voos por conta do avanço de casos de Covid-19 e de Influenza entre a tripulação e na população geral.
A Latam informou em comunicado nesta segunda-feira que cancelou 111 voos previstos até o dia 16 de janeiro. Na última semana, mais de 100 voos da Azul também foram cancelados.
Além disso, algumas capitais anunciaram o aumento de restrições para tentar conter o aumento de casos.
Em São Paulo, por exemplo, a exigência do passaporte da vacina deixou de ser apenas para eventos com mais de 500 pessoas e passou a ser universal.
Já Salvador retomou a limitação de público em grandes eventos e adoção de passaporte em bares e restaurantes.