Expansão permitiria a redução da importação do combustível fóssil
A indústria de biodiesel do Brasil pode aumentar a produção. Graças à capacidade de resposta, é possível reduzir a importação do diesel em quase 7%. A medida ajudaria a contornar a crise no mercado de combustíveis fósseis, causada em meio à invasão russa à Ucrânia.
“Para atender o aumento imediato da mistura de biodiesel no diesel comercial para 12% (B12)”, informou a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Com a fórmula, o órgão estima que as importações de diesel pelo país poderiam recuar 6,7% no segundo semestre. A redução corresponderia a 660 milhões de litros, de acordo com Reuters.
Daniel Furlan Amara, economista-chefe da Abiove, disse que “podem ser utilizados estoques de soja para promover um esmagamento superior a 48 milhões de toneladas de soja, bem como destinar parte do estoque final e das exportações de óleo para uso interno.”
Segundo o Amaral, a janela de oportunidade para ampliação de biodiesel se dá pelo “indicativo de que as refinarias brasileiras estão trabalhando próximas do seu limite e que o diesel mineral nacional está abaixo da paridade de importação”.