Tecnologia inova a forma do garçom fazer pedidos, organizando todos os processos de atendimento do estabelecimento
DA REDAÇÃO
A automação de processos tem sido uma das marcas da inovação tecnológica em diversas áreas do varejo mundial. Segundo estudo da Mordor Intelligente, a expectativa é que esse mercado cresça 15,41% ao ano até 2026 em todo o globo.
E essa mudança de transformar tarefas mais “automáticas” e digitais, que antes eram realizadas manualmente, tem proporcionado eficiência, agilidade e uma melhor experiência para os consumidores.
Uma dessas mudanças está acontecendo em bares, casas noturnas e principalmente restaurantes, que ao invés de anotar os pedidos dos clientes em um papel para depois passar esse pedido para a cozinha, agora estão realizando todo esse processo em um dispositivo eletrônico, como smartphone ou tablet, que fica integrado com toda a equipe do restaurante. A solução funciona como um transmissor, que envia o pedido diretamente para a cozinha.
“Com a comanda digital todo o atendimento é feito via aplicativo, tudo está online e conectado, dessa forma, se houver uma mudança no pedido, por exemplo, ao invés de responder para o cliente que não dá mais tempo de mudar, é só aplicar essa mudança no app, que os cozinheiros recebem a atualização em tempo real. O fechamento da conta também fica mais ágil, principalmente em mesas grandes, que precisa calcular o pedido de cada um, com o app, tudo é feito de forma automática, minimizando riscos de erro e perdas de dados”, explicou empresário Ricardo Sanches, gerente de produtos do Lukro, franquia que desenvolve softwares inteligentes.
Benefícios da comanda digital
Todas as informações em um só lugar
Uma das principais vantagens dessa modalidade é poder concentrar todos os dados em uma plataforma, o que reduz as chances de prejuízos, perdas de informações e erros. Ao anotar tudo em um papel, por exemplo, o garçom pode se esquecer de marcar algo que foi fornecido ou ainda calcular o valor do pedido errado.
Melhoria no fluxo de atendimento e pedidos
Ao inserir os pedidos no app, o garçom elimina a necessidade de ir até a cozinha para passar a ordem para os cozinheiros, ganhando tempo para atender outras mesas e melhorando a experiência do cliente no local.
Flexibilidade para renovar o cardápio
Como todo o menu está disponível no aplicativo, caso aconteça uma mudança, como acrescentar ou retirar opções, basta fazer a edição online em poucos minutos.
Maior controle e consciência situacional
Além de melhorar os processos, o gestor do negócio ainda consegue ter um maior controle de tudo o que ocorre no estabelecimento, como o tempo de produção dos pedidos até a entrega, o tempo de permanência do cliente no local, o que é consumido, descontos aplicados, entre outros dados que podem se tornar métricas para melhorar o fluxo de atendimento do restaurante.
“Ao proporcionar um ambiente moderno, organizado e ágil para o cliente, o estabelecimento ainda consegue fidelizar os consumidores”, disse Ricardo. “Implantar a comanda eletrônica ajuda no crescimento e aperfeiçoamento do negócio, não tem desvantagens”, finalizou o gerente do Lukro.
Locais que podem utilizar a comanda digital
• Bares;
• Cafés;
• Casas noturnas;
• Lanchonetes;
• Padarias;
• Pizzarias;
• Restaurantes;
• Entre outros.