Algumas das novidades é a capacidade de ser abastecida no ar, no período noturno, sistemas de comunicação de última geração e atributos para a autodefesa
DA REDAÇÃO
A frota aérea militar de Anápolis acaba de ganhar mais um integrante. A Força Aérea Brasileira (FAB) destinou à base local uma unidade da moderna aeronave de modelo KC-390 Millenium.
O processo de certificação da aeronave vem de longa data, começou em 2012 e reuniu mais de 180 especialistas em trabalhos conjuntos. Algumas das novidades alcançadas foram a capacidade de ser abastecida no ar, no período noturno, sistemas de comunicação de última geração e atributos para a autodefesa.
A novidade trouxe mais orgulho aos oficiais da cidade e, segundo o Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, fortalece a capacidade estratégica e operacional de toda a FAB.
“O trabalho agora será intensificado. É preciso estabelecer e aprimorar novas táticas, técnicas e procedimentos operacionais para as novas Ações de Força Aérea que serão incorporadas, continuando o processo de implantação operacional deste importante meio aeroespacial na FAB”, relatou.
Para que pudesse ser adquirida, uma força-tarefa foi empregada pois a aeronave precisava conquistar o certificado FOC, do inglês Full Operational Capability, que atesta a capacidade operacional, funcionando como uma espécie de vistoria e controle de qualidade. Assim, ela já consta como ativa e disponível para atuar em qualquer demanda.