Connect with us

Goiás

“Bandido não dita ordem no meu Estado”, afirma Caiado

Published

on

“Vamos deixar claro que bandido não vai crescer em Goiás. Todos estão submetidos às normas da lei”, garante governador

DA REDAÇÃO

O governador Ronaldo Caiado comentou, nesta sexta-feira (19/02), sobre o princípio de motim na Penitenciária Odenir Guimarães (POG) e foi claro: “Bandido não dita ordem no meu Estado”, garantiu, após equipes policiais controlarem a situação no Complexo Prisional, em Aparecida de Goiânia.

Segundo o governador, recuperar a segurança pública no Estado causa incômodo àqueles que tinham verdadeiros ‘bunkers’ [no sentido literal, reduto fortificado, parcial ou totalmente subterrâneo] nesses locais. “É lógico que eles não terão esse conforto”, disse Caiado, durante entrevista ao portal de notícias Mais Goiás.

O governador continuou: “Vamos deixar claro que bandido não vai crescer em Goiás. Todos estão submetidos às normas da lei”, assegurou. “Não existe ninguém que pode afrontar o Estado e muito menos tentar achar que não existem forças de segurança capazes de dar aquilo que a sociedade deseja: o respeito ao cidadão e à vida”, completou.

Questionado se poderia trocar o comando da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), uma das reivindicações dos detentos, o governador foi ainda mais enfático. “Goiás não vai aceitar esse tipo de pressão que existiu durante 20 anos. Aqui tem segurança pública e tem ordem. Não somos coniventes com esse nível de bandalheira”, reiterou.

“Vamos deixar claro que quem governa o Estado sou eu, governador e comandante em chefe da polícia. Já foi a época em que Goiás era comandado por quadrilhas. Agora, é governado por quem tem credibilidade moral para tomar decisões”, acrescentou o governador.

Sobre a reclamação de alimentação inadequada para os presos, Ronaldo Caiado disse que a informação não procede. “Não tem a menor seriedade o que alegam”, reafirma. O motim ocorreu um dia após a morte de um agente prisional e da mulher dele na entrada do complexo prisional. Em menos de 12 horas, as forças de segurança identificaram os suspeitos. “Nossa área de inteligência já sabe quais são os tentáculos existentes dentro da penitenciária de Aparecida de Goiânia. É lógico que eles estão usando dessa motivação para achar que podem intimidar o Estado”.

Ensino Superior

O governador também falou sobre o curso de Medicina na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e confirmou que agora ele tem perspectiva real de consolidação, já que, até então, não havia hospital-escola ou convênio com outra unidade para a formação adequada dos acadêmicos. “Estadualizamos o São Marcos e estamos com cerca de 100 leitos funcionando, sendo 30 de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs)”, informou. “Criamos condições para que a faculdade de Medicina sobreviva. Se hoje o curso passa a ser viável, é diante de muitas mudanças que vamos implantar para atender às exigências do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)”, destacou. 

De acordo com Caiado, com a unidade em funcionamento, os alunos passam a ter contato com pacientes ainda durante a graduação. “Sabem o que é uma doença, passam a fazer uma anamnese (entrevista ou consulta médica), um exame clínico. Porque, às vezes, formam um cidadão que nem sabe aplicar injeção. Era isso que queriam”, registrou o governador, ao relembrar o uso eleitoreiro da universidade pela gestão passada do governo estadual.

Covid-19

Durante a entrevista, o governador voltou a alertar sobre o perigo de disseminação de novas variantes do coronavírus. “Mostram uma capacidade muito maior de contaminação do que a primeira”, afirmou ao reforçar a necessidade do distanciamento social e do cumprimento dos protocolos de segurança por parte de toda a população. Ele disse ainda que, em virtude do crescimento do número de infectados, o Estado trabalha na abertura de novos leitos para garantir o tratamento adequado aos doentes.

“Só nas últimas horas, nós ampliamos mais 25 leitos, com apoio do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale”, destacou Caiado. Em Goiânia, foram abertas também novas vagas, 10, no Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo (Crer). Outra estratégia implantada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) foi o cancelamento de cirurgias eletivas em que pacientes precisem de UTI, para que os espaços fiquem disponíveis para o atendimento de pessoas infectadas pelo vírus.

Fonte: www.goias.gov.br

Goiás

Vacinação de professores em Maio ainda não está garantida

Published

on

Depois da decisão do STF de suspender a vacinação dos profissionais de segurança pública, o Estado de Goiás busca autorização no Ministério da Saúde para dar sequência ao plano próprio de vacinação

DA REDAÇÃO

O Estado de Goiás espera receber, nos próximos dias, o aval do Ministério da Saúde para dar prioridade ao grupo de professores na vacinação contra o coronavírus. Segundo o Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, outros grupos, como população privada de liberdade estão à frente dos educadores na fila de espera.

Na justificativa, o Governador Ronaldo Caiado afirma que as aulas precisam retornar o quanto antes e, para isso, os trabalhadores da Educação precisam ser vacinados ainda no mês de maio. Porém, o estado depende de autorização do Ministério da Saúde.

Nesta semana o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da imunização dos profissionais de Segurança Pública e Salvamento em Goiás e ordenou que o Estado cumpra o Plano Nacional de Imunização.

Continue Reading

Goiás

Vestibular da UEG será realizado no dia 30 de maio

Published

on

Provas, que estavam previstas para 21 de março, foram adiadas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19

DA REDAÇÃO

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) escolheu o dia 30 de maio para a realização das provas do Vestibular UEG 2021/1, e do Processo Seletivo Especial para Refugiados e Portadores de Visto/Acolhido Humanitário 2021. O certame, que estava marcado para o dia 21 de março, foi adiado em razão do agravamento da pandemia de Covid-19.

As provas serão aplicadas de forma presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. A UEG informa que, dez dias antes da data prevista para a prova, será realizada uma nova consulta, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES), sobre a viabilidade sanitária para a realização do certame. A consulta visa garantir que o processo seletivo ocorra da forma mais segura possível, dentro do contexto da pandemia.

O edital do Vestibular 2021/1 e o cronograma retificado podem ser acessados no endereço: www.estudeconosco.ueg.br. Os interessados também podem solicitar mais informações pelo email: ns@ueg.br.

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Goiás

Caiado assina protocolo de intenções para instalação, em Anápolis, da Agência Empresarial dos Correios

Published

on

Objetivo da unidade é oferecer atendimento personalizado aos empresários do polo logístico do Daia

DA REDAÇÃO

O governador Ronaldo Caiado e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, assinam na próxima sexta-feira (07/05), às 10h, um protocolo de intenções para a instalação de uma agência especializada no atendimento a empresas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), importante estrutura que compõe o Polo Logístico do Estado. O evento será realizado no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Estado.

A parceria para implantação da nova agência dos Correios é coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e marca a etapa inicial do projeto que pretende fazer de Anápolis o maior polo logístico do país. O município, localizado entre Goiânia e Brasília, está no entroncamento de importantes vetores logísticos nacionais, como o Porto Seco Centro-Oeste, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Norte-Sul. Além do Aeroporto Internacional de Cargas e as BRs 153 e 060.

A Agência dos Correios do Daia atenderá toda a região, com foco em pessoa jurídica, já que possuirá estrutura especializada para esse perfil de clientes. A unidade deve ser inaugurada nos próximos meses e contará com espaço de 1.100 m², amplo estacionamento, além de área para carga e descarga de encomendas.

Serviço

Assunto: Governador Ronaldo Caiado assina protocolo de intenções para instalação da Agência Empresarial dos Correios, em Anápolis

Quando: Sexta-feira (07/05), às 10h

Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Goiânia (GO)

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Destaque