O número de doações caiu em consequência à pandemia de Covid-19
Por Priscila Marçal
A pandemia da Covid-19 tem prejudicado as doações de sangue em todo o país. Não é diferente em Anápolis. Nos últimos dias o estoque está bem abaixo do normal e o número de doadores diminuiu.
A diretora do Instituto Onco-hematológico da cidade, Elinner Rosa, em entrevista à Rádio Imprensa, explicou o que causou a escassez de sangue. “O problema começou com a pandemia. Como as pessoas ficaram mais em casa, as doações diminuíram naturalmente. Agora o problema é com a vacinação. Muita gente não sabe se pode doar ou não após vacinar”, explicou. A diretora ressaltou ainda que é possível doar sangue um mês após se infectar com a Covid-19 ou um mês após receber a vacina contra a doença.
Ouça aqui o áudio completo da entrevista sobre doação de sangue durante a pandemia:
Para doar sangue em Anápolis você precisa
- O primeiro passo é conferir as orientações específicas do Instituto Onco-hematológico de Anápolis: Rua Washington de Carvalho, 155 – Centro – (62) 3327-0697
- Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
- Pesar mais de 50kg.
- Levar documento de identidade original, com foto recente.
Importante! Se estiver gripado, resfriado ou com suspeita da COVID-19, não doar sangue temporariamente.
Doação de Sangue e Vacina da Covid-19
De uma forma geral, o Ministério da Saúde incentiva que a doação do sangue seja feita antes da aplicação de qualquer imunizante, pois é possível que os antígenos constituintes das vacinas permaneçam por um período no sangue do doador e ofereçam algum risco para o paciente que vai receber o sangue.
Apesar de orientações específicas do Ministério da Saúde, de esperar cerca de 48h após a aplicação da vacina contra a Covid-19 para doar sangue, o Instituto Onco-hematológico de Anápolis orienta esperar um mês para fazer a doação.

Cuidados especiais para o doador!
Os hemocentros são locais preparados e higienizados para receber grandes públicos, mas em tempos de pandemia sugerimos que você:
- Não cumprimente ninguém com toques, como abraços e apertos de mão
- Lave suas mãos com água e sabão ao chegar e também ao sair do local
- Leve álcool em gel e sempre que encostar em algo, passe o produto em suas mãos
- Evite levar as mãos ao rosto
- Utilize máscara durante todo o processo