Aulas remotas completam primeiro mês em 2021 com balanço positivo

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Inclusão dos alunos sem acesso à tecnologia, participação da família do processo de ensino, capacitação dos professores e manutenção das unidades escolares marcam experiência da educação na rede municipal de Anápolis durante pandemia

DA REDAÇÃO

As atividades escolares, ocorridas em meio à pandemia, estão sendo uma boa experiência para vários alunos das escolas municipais. Iniciadas no dia 25 de janeiro de maneira remota, as aulas estão sendo interpretadas como um tipo de diversão. Um exemplo é o aluno do Infantil três, João Miguel de Lima Rodrigues Vitor, de 3 anos. “Ele fica eufórico quando aviso que tem atividade e conversa com a professora como se estivesse falando presencialmente”, conta a mãe do pequeno estudante, Maria Luiza de Lima Rodrigues.

A mãe acredita que a quarentena poderá interferir no desenvolvimento social da criança pela falta de convívio com outas colegas, mas reconhece o empenho da rede, que não tem medido esforços para garantir um ambiente acolhedor e ensino de qualidade. “Os profissionais estão fazendo de tudo para que os estudantes se sintam o mais próximo possível da sala de aula”, reflete a mãe, que acha essencial a participação e o incentivo da família nesse processo.

“Temos trabalhado para alcançar todos os estudantes da rede, principalmente aqueles que não possuem acesso à tecnologia”, afirma a secretária Municipal de Educação, Eerizania de Freitas, sobre a inclusão dos alunos no formato remoto. As equipes escolares têm preparado material diferenciado, com roteiro de conteúdo levado pelo transporte escolar para os alunos que moram em regiões mais afastadas. Além disso, houve a capacitação dos profissionais, repasse de recurso financeiro às Instituições Educacionais e reparos à infraestrutura das escolas.

Todas essas iniciativas estão sendo tomadas pensando também na volta presencial das aulas, prevista para acontecer após a vacinação dos profissionais da Educação. Segundo a secretária, o prefeito Roberto Naves liberou o recurso do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie). “De 106 unidades escolares, mais de 98% já encaminharam o plano de trabalho e, destas, mais de 60% já receberam o repasse que permitirá a execução dos reparos necessários às unidades escolares, assim como implementar ações pedagógicas”, pontua a secretária.

Para a gestora da escola Esther de Campos Amaral, Claudia Lacerda, é um grande avanço iniciar o ano letivo com esse recurso disponível. “O Pafie possibilita o investimento em materiais para garantir o bom andamento do trabalho dos professores”, diz.

Ainda sobre as melhorias direcionadas às escolas, Eerizania destaca que a assessoria técnica da secretaria tem visitado as unidades de ensino, identificando e realizando os reparos necessários para criar uma infraestrutura adequada para o retorno dos alunos. “Já fizemos reparos em seis unidades e temos previsão de realizar em mais seis nos próximos dias, além da Biblioteca Municipal e Planetário”, afirma a responsável pela pasta.

Uma novidade é que foi criada também a Diretoria de Inclusão, Diversidade e Cidadania. De acordo com a secretária, o novo setor busca vai aprofundar as ações para garantir aos estudantes igualdade de direitos, aprendizagem, acesso e permanência nas instituições educacionais, considerando suas necessidades e especificidades.

Eerizania reforça o compromisso de uma gestão pautada no diálogo, sempre buscando melhorar a qualidade do ensino, e faz um agradecimento às famílias que se tornaram uma rede de apoio imprescindível para as aulas remotas. “Atribuímos o resultado positivo à dedicação dos nossos professores e à população que, juntos, não medem esforços para que o processo de ensino seja contemplado, mesmo neste contexto de pandemia”, conclui a secretária.

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