Connect with us

Anápolis

Aulas remotas completam primeiro mês em 2021 com balanço positivo

Published

on

Inclusão dos alunos sem acesso à tecnologia, participação da família do processo de ensino, capacitação dos professores e manutenção das unidades escolares marcam experiência da educação na rede municipal de Anápolis durante pandemia

DA REDAÇÃO

As atividades escolares, ocorridas em meio à pandemia, estão sendo uma boa experiência para vários alunos das escolas municipais. Iniciadas no dia 25 de janeiro de maneira remota, as aulas estão sendo interpretadas como um tipo de diversão. Um exemplo é o aluno do Infantil três, João Miguel de Lima Rodrigues Vitor, de 3 anos. “Ele fica eufórico quando aviso que tem atividade e conversa com a professora como se estivesse falando presencialmente”, conta a mãe do pequeno estudante, Maria Luiza de Lima Rodrigues.

A mãe acredita que a quarentena poderá interferir no desenvolvimento social da criança pela falta de convívio com outas colegas, mas reconhece o empenho da rede, que não tem medido esforços para garantir um ambiente acolhedor e ensino de qualidade. “Os profissionais estão fazendo de tudo para que os estudantes se sintam o mais próximo possível da sala de aula”, reflete a mãe, que acha essencial a participação e o incentivo da família nesse processo.

“Temos trabalhado para alcançar todos os estudantes da rede, principalmente aqueles que não possuem acesso à tecnologia”, afirma a secretária Municipal de Educação, Eerizania de Freitas, sobre a inclusão dos alunos no formato remoto. As equipes escolares têm preparado material diferenciado, com roteiro de conteúdo levado pelo transporte escolar para os alunos que moram em regiões mais afastadas. Além disso, houve a capacitação dos profissionais, repasse de recurso financeiro às Instituições Educacionais e reparos à infraestrutura das escolas.

Todas essas iniciativas estão sendo tomadas pensando também na volta presencial das aulas, prevista para acontecer após a vacinação dos profissionais da Educação. Segundo a secretária, o prefeito Roberto Naves liberou o recurso do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie). “De 106 unidades escolares, mais de 98% já encaminharam o plano de trabalho e, destas, mais de 60% já receberam o repasse que permitirá a execução dos reparos necessários às unidades escolares, assim como implementar ações pedagógicas”, pontua a secretária.

Para a gestora da escola Esther de Campos Amaral, Claudia Lacerda, é um grande avanço iniciar o ano letivo com esse recurso disponível. “O Pafie possibilita o investimento em materiais para garantir o bom andamento do trabalho dos professores”, diz.

Ainda sobre as melhorias direcionadas às escolas, Eerizania destaca que a assessoria técnica da secretaria tem visitado as unidades de ensino, identificando e realizando os reparos necessários para criar uma infraestrutura adequada para o retorno dos alunos. “Já fizemos reparos em seis unidades e temos previsão de realizar em mais seis nos próximos dias, além da Biblioteca Municipal e Planetário”, afirma a responsável pela pasta.

Uma novidade é que foi criada também a Diretoria de Inclusão, Diversidade e Cidadania. De acordo com a secretária, o novo setor busca vai aprofundar as ações para garantir aos estudantes igualdade de direitos, aprendizagem, acesso e permanência nas instituições educacionais, considerando suas necessidades e especificidades.

Eerizania reforça o compromisso de uma gestão pautada no diálogo, sempre buscando melhorar a qualidade do ensino, e faz um agradecimento às famílias que se tornaram uma rede de apoio imprescindível para as aulas remotas. “Atribuímos o resultado positivo à dedicação dos nossos professores e à população que, juntos, não medem esforços para que o processo de ensino seja contemplado, mesmo neste contexto de pandemia”, conclui a secretária.

Anápolis

Aplicação de segunda dose da vacina contra a Covid-19 continua na quinta-feira, 22

Published

on

A distribuição dos postos será feita conforme o imunizante. O horário sempre das 8h às 16h

DA REDAÇÃO

Com mais de 76 mil doses aplicadas, entre primeira e segunda, a vacinação contra a Covid-19 em Anápolis continua na quinta-feira, 22. Nesta quarta-feira, 21, feriado de Tiradentes, não haverá vacinação. Enquanto não chegam mais remessas para primeira dose, a Prefeitura continua a aplicação distribuindo os postos de acordo com o imunizante.

A segunda dose da vacina da Coronavac para idosos e profissionais de saúde será aplicada nos seguintes pontos: Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT, Ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde do Anexo Itamaraty. Deve procurar um desses locais quem já completou 28 dias da aplicação da primeira dose, conforme consta no cartão de vacinas. O horário é das 8h às 16h.

Já o imunizante da AstraZeneca estará disponível em dois pontos: unidades de saúde do JK e Santa Maria de Nazareth. Podem se imunizar com a primeira dose profissionais de saúde – por categoria, conforme chamamento dos conselhos de classe – e da segurança pública em atividade com idade acima de 35 anos, de acordo com grupos definidos pelas corporações.

Nestes dois pontos também será aplicada a segunda dose da AstraZeneca em profissionais de saúde que receberam o imunizante há mais de oito semanas, de acordo com o cartão de vacinação.

Continue Reading

Anápolis

Diretor Industrial da Caoa visita a Rádio Imprensa

Published

on

Eugênio Cesare fala que “a prioridade nas próximas contratações da Caoa será para os que concluírem o Programa Caoa Capacita Comunidade.”

Nesta terça-feira (20), a Rádio Imprensa recebeu ao vivo nos estúdios, o diretor industrial da Caoa Montadora, sr. Eugênio Cesare e a diretora da Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, Misclay Marjorie, para falar sobre uma parceria de sucesso, o Programa Caoa Capacita Comunidade.

Ao falar sobre a parceria da Montadora Caoa com o SENAI, o diretor industrial, disse que, “a Caoa acredita no Brasil, acredita em Goiás e acredita em Anápolis. Os produtos fabricados aqui têm boa aceitação no mercado. Neste mês de abril, a Caoa completa 14 anos de operação no município, e isso é motivo de muito orgulho para a empresa.”

“A Caoa é uma empresa madura, com boa visibilidade nacional e imagem de qualidade dos produtos fabricados pelos anapolinos, e sempre busca o melhor para o futuro em termos de produto, qualidade e tecnologia nos seus processos. Os nossos clientes são pessoas, os nossos empregados são pessoas, então o nosso principal patrimônio são as pessoas”, completou Eugênio Cesare.

“Os cursos ofertados foram preparados em conjunto com os engenheiros do SENAI e da Caoa, e darão habilidades e competências para a execução  dentro da montadora ou em qualquer outra indústria automobilística”, informou a diretora do SENAI. Os cursos ofertados são: Logística na Indústria Automotiva, Preparação de Superfícies Automotivas, Montagem de Veículo Solda a Ponto e Montagem Automotiva.

Os cursos são gratuitos, e tem apenas dois pré-requisitos para os interessados: idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. A inscrição é virtual pelo site do SENAI, através do QR Code ou do link https://senaigoias.com.br/eadcursos/senai/curso/16919/programa-de-capacitacao-caoa-capacita-a-comunidade e todos os dados devem ser preenchidos até finalizar a inscrição.

“As matrículas estarão abertas, e a duração dos cursos é de 60 horas, no período noturno, no horário das 19h00 às 22h00. A modalidade ensino à distância (EAD), com aulas ao vivo, teóricas e práticas, linkadas diretamente nos laboratórios do SENAI com os equipamentos utilizados pela Caoa”, concluiu a diretora do Senai, Misclay Marjorie.

Ainda, segundo o diretor, existe uma lacuna no mercado de trabalho, muitos não participam de processos seletivos, por não terem experiência em indústria ou empresas de grande porte, e às vezes se sentem despreparados para esses desafios. O Programa Caoa Capacita a Comunidade promove novas expectativas para o mercado de trabalho, disponibilizando cada vez mais mão de obra qualificada.

Continue Reading

Anápolis

Segunda dose marcada para o dia 21 de abril estará disponível nesta terça – feira, 20

Published

on

DA REDAÇÃO

Quem precisa receber o reforço do imunizante deve procurar a unidade do Anexo Itamaraty, Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT ou Ginásio da UniEvangélica

A Prefeitura de Anápolis chama os idosos cuja data de aplicação da segunda dose seria nesta quarta-feira, 21 – feriado de Tiradentes – para procurarem nesta terça-feira, 20, das 8h às 16h, um dos quatro postos para receber a vacina. São eles: unidade do Anexo Itamaraty, Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT e Ginásio da UniEvangélica.

A vacinação continua para profissionais de saúde que precisam receber a segunda dose. Já a primeira dose está disponível para profissionais da saúde – por categoria, conforme chamamento dos conselhos de classe – e da segurança pública em atividade com idade acima de 35 anos, de acordo com grupos definidos pelas corporações. Essas doses fazem parte da remessa que veio do Estado destinada exclusivamente a estes grupos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa que teve a doença deve aguardar no mínimo 30 dias para receber a vacina e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, em tratamento oncológico ou de hemodiálise, precisam ter autorização médica para tomar a dose.

Continue Reading

Destaque