Serviços laboratoriais e atendimento a casos urgentes estão mantidos no Ambulatório Multidisciplinar Especializado
DA REDAÇÃO
Depois de uma longa reunião, a APAE ANÁPOLIS definiu o funcionamento do Ambulatório Multidisciplinar Especializado durante a vigência do decreto extraordinário, que entra em vigor às 19h desta sexta, dia 05 e vai até o próximo dia 15, às 04h.
Considerada prestadora de serviços essenciais, a instituição vai manter o atendimento laboratorial, ou seja, exames como o Teste do Pezinho vão continuar sendo realizados normalmente. Casos graves, de urgência ou emergência, como crises, necessidade de medicação ou troca de medicamentos também serão atendidas de forma presencial.
Entretanto, só será permitida a presença de 01 acompanhante por paciente. O presidente da APAE ANÁPOLIS, Vander Lúcio Barbosa, pediu a compreensão de pais e pacientes para atravessar com segurança os 10 dias de isolamento social severo. “Só venham se existir extrema necessidade e, caso apresentem qualquer sintoma de gripe, entre em contato antes, por telefone”, instruiu ele.
Dentro do ambulatório vão continuar sendo tomados todos os cuidados de higienização e distanciamento, com a presença apenas do pessoal indispensável. Funcionários estarão orientando os pacientes, tanto presencialmente quanto por telefone. “Estamos ligando para quem tinha horário marcado para fazer o reagendamento e tirar todas as dúvidas sobre o atendimento nesse período”, esclareceu Vander.
Já os serviços presenciais de ambulatório e de reabilitação estão suspensos. Eles serão prestados, na medida do possível, de forma remota. Estão inclusas nessa suspensão as consultas médicas, retornos, fisioterapia e demais atividades que exijam o contato entre médico e paciente. “Sabemos que isso causa impacto, já que esses procedimentos são importantíssimos, mas juntos iremos superar esse momento”, ponderou o presidente.
Vander orienta ainda que, na dúvida, os pais ou responsáveis entrem em contato com a APAE ANÁPOLIS antes de se dirigirem ao local, evitando aglomerações. Ele explica que, os casos graves serão atendidos. Para isso, basta que uma ligação seja feita avisando sobre o ocorrido. Nossa equipe está absolutamente ciente de todos os protocolos e apta a sanar qualquer dúvida no local. “Esperamos garantir o mínimo de transtorno e colaborar para a quebra do ciclo de transmissão da doença”, completou o presidente.