Dados divulgados nesta terça-feira (30) mostram números positivos, mas menores que fevereiro de 2020
DA REDAÇÃO
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgou nesta terça-feira (30) os números de geração de empregos em fevereiro. Anápolis criou 890 novos postos de trabalho no mês passado. Foram 4.280 contratações contra 3.390 demissões.
O número, apesar de positivo, ainda é menor que o registrado em fevereiro do ano passado, quando foram gerados 1.302 novos postos de trabalho. Também é menor que a quantidade registrada em janeiro deste ano, quando foram geradas 1.266 novas vagas.
Os setores que mais geraram vagas foram Serviços (394), Indústria (282) e Comércio (169). Construção Civil (40) e Agronegócio (5), também geraram novos postos de trabalho, mas com números bem menos expressivos.
Efeitos do lockdown
As medidas de restrição das atividades econômicas, decretadas pelos governos municipal e estadual, ainda não foram sentidas na divulgação dos números de fevereiro. Ao todo, Anápolis ficou 24 dias fechada no mês de março: 10 dias por causa do decreto municipal e 14 dias pelo decreto estadual.
O resultado no saldo de geração de empregos do mês só será divulgado apenas no final do mês de abril, mas a julgar pelos números registrados no ano passado, podemos esperar uma queda no saldo entre contratações e demissões.
Em março de 2020, quando foi decretado o primeiro lockdown em Goiás, Anápolis registrou o saldo negativo de -210 vagas, o mês de abril foi pior, foram -1.636 menos postos de trabalho. Mesmo assim a cidade conseguiu se recuperar ao longo do ano e fechou 2020 com saldo positivo no número de empregos, foi a cidade do Centro-Oeste que mais empregou no ano passado.