Anápolis reduz números da Covid-19 em maio, mas encerra o mês com alta nas internações

foto-1-getty-images

A chegada da possível terceira onda da doença é uma preocupação imediata, se os números continuarem a subir, a cidade pode voltar ao risco moderado

Por Priscila Marçal

Anápolis confirmou apenas no mês de maio 3.241 novos casos de Covid-19 e 122 morte devido à doença. Os números são bem menores que dois últimos meses, mas a cidade encerrou o mês com números preocupantes. Apenas no dia 31, foram 343 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas e 5 mortes, números considerados altos para uma segunda-feira, quando geralmente menos casos são registrados devido ao fim de semana.

Outra preocupação é a taxa de ocupação dos leitos destinados ao atendimento de pessoas com Covid. Maio começou com baixo registro de casos na cidade, inclusive com a volta da matriz de risco para risco leve de colapso no sistema de saúde. A taxa de ocupação dos leitos ficou em torno dos 40% durante todo o mês. Mas nesta segunda-feira (31) o cenário mudou bastante, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria foi de 61,47%, nas UTIs a ocupação foi de 51,61%, se permanecer assim, a matriz de risco pode voltar para risco moderado nos próximos dias.

Atualmente, o total de casos de Covid-19 na cidade é de 39.217 infectados e 1.215 mortes.

Comparação com abril e março

Os números de maio são menores que os de abril, quando foram 3.312 novos casos confirmados e 242 pessoas morreram pela doença. São, também, três vezes menores que os de março, pico da pandemia na cidade, quando 7.880 novos casos foram confirmados em apenas um mês e 352 pessoas morreram por causa da doença.

Vacinação

A boa notícia é que a vacinação avançou bastante em maio. Foram 32.639 pessoas que receberam a primeira dose da vacina apenas neste mês, esse número representa um terço do total de vacinados. Foram também 6.896 pessoas imunizadas com a segunda dose só neste mês. O total de vacinados atualmente é 92.678 pessoas com a primeira dose e 43.706 com a segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!