Anápolis reduz em mais de 75% o registro de novos casos de Covid-19

20200401171904490031e

Mês de setembro registrou até agora uma brusca redução nos números de novos casos de Covid-19

Por Priscila Marçal

A média móvel de novos casos registrados de Covid-19 em Anápolis apresenta uma redução de 76,3% nos números desde o início de setembro. Os dados são divulgados diariamente pela Prefeitura de Anápolis e computados pela equipe de jornalismo da Rádio Imprensa.

No dia 1º de setembro, a média móvel semanal de novos casos de Covid-19 estava em 173, ontem, 14 de setembro, a média caiu para 41. Ou seja, em média, foram registrados diariamente 41 novos casos da doença nos últimos sete dias. Confira o gráfico abaixo.

O gráfico da média móvel de novos registros de Covid-19 em Anápolis durante o mês de setembro retrata a redução brusca nos índices desde o dia primeiro

Os números demonstram uma queda brusca no índice de novos casos de Covid-19 diagnosticados no município. Os novos registros, que se mantiveram em alta durante todo o mês de agosto, agora sofreram uma queda radical.

A redução pode ser atribuída ao avanço da vacinação na cidade, atualmente 84,18% da população vacinável da cidade já está imunizada com a primeira dose, e 43,36% com a segunda ou a dose única (os dados são do Ministério da Saúde). Os índices imunização de Anápolis são mais altos que os de Goiás e os do Brasil.

População vacinável

População vacinável é aquela que tem mais de 12 anos e pode receber a vacina contra a Covid-19. Em Anápolis, segundo informações oficiais do Ministério da Saúde, a população vacinável é de 293.236 pessoas. Ainda segundo as informações do Ministério da Saúde, 246.835 (84,18%) pessoas receberam a primeira dose da vacina, e 127.158 (43,36) foram imunizados com duas doses ou com a dose única.

Como é calculada a média móvel

A média móvel de casos de Covid-19 é a soma de todos os casos registrados no prazo de uma semana, divido por sete (sete dias). Assim, chega-se ao total médio de novos casos diários registrados na última semana.

É importante ter essas informações para mensurar aumentos ou quedas reais nos índices. Este é o mesmo calculo realizado pelo Consórcio de Veículos da Imprensa, que acompanha a média móvel de casos de Covid-19 no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!