Mais uma grande conquista para a área da saúde em Anápolis. Foi entregue nesta sexta-feira, 15, a mais aguardada unidade de saúde da região Norte do município, a Unidade Básica de Saúde, do Parque Iracema. O espaço, que deveria ter sido entregue em agosto de 2015, na gestão anterior, beneficiará uma população estimada de quase 15 mil pessoas. Como a área de cobertura será ampliada, consequentemente haverá a diminuição do número de pacientes que estavam procurando atendimento nas redes de urgência e emergência, principalmente no Cais Jardim Progresso. A previsão é que a unidade atenda 130 pessoas por dia e mil por mês.
Quatro equipes de saúde da família aturarão a partir de hoje no local. Cada uma delas é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além dos agentes. A unidade contempla as ações de saúde na região, que conta hoje com o Cais do Jardim Progresso para atendimentos de emergência e ambulatoriais.
A costureira Lorena Graziela Alves mora no Residencial Araguaia, que fica próximo ao Parque Iracema, disse que ainda hoje buscará atendimento pediátrico para seu filho. “Essa unidade de saúde é muito importante para todos nós. Realmente estávamos precisando. É uma demanda muito antiga”, afirmou Lorena.
A estrutura dispõe de quatro salas para atendimento odontológico, das quais quatro para consultórios e três para procedimentos; seis consultórios médicos, salas de expurgação, de esterilização, de farmácia, de almoxarifado, de arquivo, de espera e de limpeza. Completa o projeto, copa, cozinha, vestiários, depósito, jardim de inverno e auditório. O investimento total da obra foi de R$ 1.068.201,32.
“Ficamos muito satisfeitos, de coração. Dá para gente vir a pé porque é muito pertinho. Agradecemos demais ao prefeito e o vice-prefeito. É um progresso muito grande para os moradores do Parque Iracema”, disse o aposentado Antônio Rodrigues, que acompanhou a inauguração ao lado de sua esposa Isolinda Borges, que também estava feliz com esta conquista.
O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Amilton Filho, afirmou que a nova unidade será uma referência na residência médica e parabenizou a atual gestão por concluir este serviço tão rapidamente. “Era uma região esquecida há muito tempo. Parabenizo a sensibilidade e o empenho do prefeito Roberto Naves para resolver este problema que era cobrado desde a gestão passada, mas não tido como prioridade”, cumprimentou o vereador.
“A saúde de Anápolis está muito além de outras grandes cidades do Brasil. Isso graças ao empenho da nossa equipe, que tem trabalhado diuturnamente para oferecer o melhor. Tudo que temos feito é com planejamento para conseguirmos executar da forma mais correta possível”, concluiu o prefeito Roberto Naves.
Parceria
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) contou com a parceria da UniEVANGÉLICA para a concretização da entrega da unidade para a população. A instituição realizou a doação de todo o mobiliário e equipamentos, e em contrapartida, a Secretaria cederá o espaço para que médicos possam se especializar em Saúde da Família.
“Essa parceria beneficiará os dois lados. Os especialista que vão atuar aqui estarão preparados para atender 80% da demanda do município”, disse o presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), Ernei de Pina.
A expectativa do secretário de Saúde é positiva. “Será um serviço conjunto com a UniEVANGÉLICA, uma Unidade Escola, onde nós implantaremos um atendimento diferenciado baseado em protocolos universitários. Será uma experiência positiva para a saúde de Anápolis. Estamos iniciando um novo ciclo da atenção básica no município”, analisou o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.
Serviços oferecidos:
- Consultas médicas, odontológicas e enfermagem;
- Aferição de pressão arterial;
- Vacinas;
- Curativos;
- Aerossol;
- Aplicação de medicamentos injetáveis;
- Passagem de sonda vesical de demora (SVD);
- Consulta pré-natal (médico, enfermeira e cirurgião dentista);
- Teste da mamãe;
- Teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites C e B;
- Teste do pezinho;
- Lavagem de ouvido;
- Retirada de pontos;
- Exames de prevenção de câncer de mama e do colo do útero;
- Exame de HGT para diabéticos;
- Visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde;
- Reuniões com hipertensos, diabéticos e gestantes;
- Agendamento pelo sistema para médicos especialistas e exames laboratoriais (Sisreg);
- Cadastramento e impressão do cartão do SUS;
- Ações de educação e saúde nas escolas e creches;
- Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças;
- Pesagem do programa Bolsa Família;
- Grupo de controle ao tabagismo;
- Planejamento familiar.
Fonte: ASCOM