Escrevendo o futuro de Anápolis com a caneta da educação. Essa é a concepção da Prefeitura de Anápolis, atestada pelo relatório do Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), divulgado nesta semana, que fez com que a cidade conquistasse o segundo lugar no ranking dos municípios que aumentaram o investimento em educação no ano de 2017.
Segundo o relatório, a educação municipal recebeu um aumento de investimento de 9% em comparação com o ano anterior, se consolidando à frente de capitais como Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Teresina (PI), que tiveram alta de 8,9%, 5,9% e 5,8%, respectivamente. O relatório também enfatizou que a média do investimento por aluno foi de R$7.833,96, superior às médias de Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).
Em sua 14ª edição, o anuário utiliza como base números da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentando uma análise do comportamento dos principais itens da receita e despesa municipal, tais como ISS, IPTU, ICMS, FPM, despesas com pessoal, investimentos, saúde, educação e outros.
Conforme disse o secretário municipal de educação, Alex Martins, os dados divulgados são resultado do compromisso da Prefeitura de garantir a oferta de ensino público de qualidade. “A melhor maneira de se construir um futuro mais justo para todos é colocar a educação como prioridade de investimentos. A modernização das estruturas físicas das unidades escolares com o Programa Escola Nova e a constante formação dos profissionais, são fundamentais para o sucesso no processo educacional”, analisa.