Connect with us

Anápolis

Anápolis abre 20 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Published

on

Os leitos estão sendo instalados dentro do novo Hospital construído no antigo Cais Progresso. A taxa de internação do município ultrapassa 90%

DA REDAÇÃO

Diante do avanço do número de casos de coronavírus na cidade, a partir da próxima segunda-feira, 15, Anápolis passa a contar com mais 20 leitos de UTI exclusivos para moradores da cidade com Covid-19. O prefeito Roberto Naves anunciou os novos leitos, montados em parceria com o Grupo Hypera Pharma, que estão sendo instalados dentro do Hospital Geriátrico Alfredo Abrahão. A unidade foi adaptada, neste momento, para receber internações de pacientes com Covid-19. Com a ampliação, o total de leitos exclusivos de UTI no município chegará a 93.

No último sábado, 6, o município já havia divulgado a criação de outros 13 leitos de UTI distribuídos entre o Centro de Internação Norma Pizzari (seis), o Hospital Municipal (um), a UPA da Vila Esperança (dois) e o Hospital Ânima (quatro).

“Nós vamos ampliar ainda mais o número de leitos de UTI e isso vai aliviar um pouco nossa rede, só que as pessoas precisam entender que a única forma da gente vencer essa pandemia, hoje, é tomar todos os cuidados possíveis e proteger quem a gente ama, mantendo o isolamento social, utilizando máscara e álcool em gel, já que estamos buscando vacina, mas não está tendo para comprar”, explicou Roberto.

Nesta quarta-feira subiu também o número de leitos de enfermaria exclusivos para moradores de Anápolis: com a criação de seis novos leitos na UPA Alair Mafra, a rede municipal de saúde passa a ter 99 leitos desse tipo, ao todo.

O Hospital Alfredo Abrahão, com perfil geriátrico, contará com dois centros cirúrgicos e capacidade para atender aproximadamente 75 pacientes internados. O nome dado ao hospital é uma homenagem a Alfredo Abrahão, que nasceu em 30 de maio de 1931 e foi um cidadão anapolino reconhecido por sua história de vida e de superação. De origem humilde, suas atividades iniciais foram diversificadas vendendo produtos no comércio local até se tornar um grande empresário do ramo de cereais na década de 70. Amou a cidade, fez amigos de todas as etnias, esposo de Ivony Zacharias Alves Abrahão, pai de Miryan Alfredo Abrahão Hajjar e de Maria de Fátima Abrahão Abboud.

Deixou 4 netos, dentre eles a médica anapolina Ludhmila Abrahão Hajjar. O avô Alfredo, como ela o chamava, sempre foi entusiasta de sua carreira, incentivando os estudos e o investimento na profissão.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Anápolis

Anápolis aplica AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac nesta segunda

Published

on

Confira o público-alvo de cada tipo de vacina e onde encontrar

DA REDAÇÃO

Após imunizar 4.392 pessoas no fim de semana, Anápolis continua a campanha de vacinação contra a covid-19 nesta segunda, 17, das 8h às 16h, com aplicação de Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac para públicos distintos.

Gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto) e imunossuprimidos terão dois pontos de vacinação: o Ginásio Internacional Newton de Faria, em esquema drive-thru, e a unidade de saúde do Arco-Íris, para pedestres. Esse público receberá o imunizante da Pfizer, que exige sala climatizada para aplicação.

Já as pessoas que receberam a primeira dose de CoronaVac até o dia 5 de abril devem procuraram os seguintes pontos de vacinação para receber o reforço: ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Nazareth, no caso de pedestres, e CMTT e unidades de saúde do JK e Anexo Itamaraty, para quem estiver de carro (drive-thru).

Nos mesmos pontos destinados à vacinação com CoronaVac (segunda dose), também será aplicada AstraZeneca para faixa etária a partir de 18 anos do público com comorbidades, síndrome de Down e pessoas com deficiência cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Continue Reading

Anápolis

Anápolis imuniza milhares de pessoas neste fim de semana

Published

on

No sábado, 15, até as 17 horas, 3.626 pessoas foram vacinadas; no domingo, 16, a vacinação continua apenas para gestantes, puérperas e imunossuprimidos

DA REDAÇÃO

Com a chegada de novas doses da CoronaVac, na sexta-feira, 14, e, pela primeira vez, de uma remessa da Pfizer, na última quarta, 12, Anápolis estruturou um modelo de vacinação para o fim de semana contemplando as características de cada tipo de imunizante e o perfil do público-alvo. Até as 17 horas deste sábado, 15, o número de vacinados chegou a 3.626.

Sete pontos ficaram responsáveis pela aplicação da segunda dose de CoronaVac em pessoas que foram vacinadas com a primeira dose até o dia 3 de abril e aguardavam pelo reforço. Os locais foram organizados exclusivamente para drive-thru (CMTT e unidades de saúde do JK, Anexo Itamaraty e Arco-Íris) e pedestres (ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde da Vila Santa Maria de Nazareth).

Já as doses da Pfizer, endereçadas a gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e imunossuprimidos, foram concentradas em um só ponto: o Ginásio Internacional Newton de Faria. Seguindo o protocolo recomendado, a sala usada para a aplicação se manteve em 20 °C e o grupo ao qual ela foi destinada se organizou em fila, descendo do carro apenas no momento de tomar a vacina.

Diferente da CoronaVac, cuja próxima data para o reforço será anunciada a partir da chegada de novas remessas, a imunização com a Pfizer acontece também neste domingo, 16, das 8h às 16h. De segunda a sexta, a campanha de vacinação continua para pessoas a partir de 18 anos com comorbidades, síndrome de Down ou cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Continue Reading

Anápolis

Anápolis aplica hoje segunda dose da Coronavac e primeira da Pfizer

Published

on

Foi organizada uma força tarefa para aplicação das doses, que acontece paralelamente

DA REDAÇÃO

Os idosos que estavam ansiosos para receber a segunda dose da Coronavac terão essa oportunidade hoje, sábado (15). A prefeitura recebeu duas remessas da vacina, que totalizam 4.500 doses, destinadas à aplicação da dose reforço da vacina. Mas é preciso ter atenção, apenas idosos que receberam a primeira dose até dia 03 de abril poderão receber a segunda dose hoje. Os demais deverão aguardar a chegada de mais vacinas.

A vacinação acontece das 8h às 16h, exclusivamente para este público, com distribuição de senhas, nos seguintes locais: ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Nazareth, para pedestres; e em sistema drive-thru na CMTT e unidades de saúde do JK, Arco-Íris e Anexo Itamaraty. A vacina para pedestres não será aplicada em pontos de drive-thru, assim como pessoas em veículos não receberão a dose em unidades voltadas para imunizar pedestres. A medida objetiva garantir a organização das filas.

Pfizer

Paralelamente, no sábado e domingo, 15 e 16, no Ginásio Internacional Newton de Faria, das 8h às 16h, acontece a vacinação com o imunizante da Pfizer em gestantes, puérperas e pacientes imunossuprimidos cadastrados no site vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar.

Vacinação

A vacinação continua na semana que vem com doses da AstraZeneca e da Pfizer. Os idosos que precisam tomar a segunda dose da Coronavac deverão esperar a chegada de mais doses dessa vacina ao Estado. O Instituto Butantan afirmou nesta semana que paralisou a produção da Coronavac por falta de insumos, não há previsão da chegada de novos insumos para que o Instituto retome a produção.

Continue Reading

Destaque