Em tempos de pandemia, é preciso criatividade para superar os obstáculos, na comemoração do dia da Independência não foi diferente
Por Priscila Marçal
Os pomposos desfiles de 7 de setembro em todo o país deixaram de ser realizados pela primeira vez em décadas. Mais uma consequência da pandemia causada pelo novo Coronavirus. Mas não foi por isso que o patriotismo deixou de ser exercido pela população. Em Anápolis várias manifestações cautelosas marcaram a data.
O poder público, por exemplo, que tradicionalmente realiza desfile cívico na Avenida Goiás nesta data, fez uma cerimônia curta e para poucas pessoas onde a bandeira do Brasil foi hasteada, em frente à prefeitura municipal, respeitando as regras de isolamento social.
Algumas iniciativas organizadas, como o Sindicato Rural de Anápolis, usaram as redes sociais. Uma campanha interna incentivou produtores rurais a hastearem a bandeira em suas propriedades e tirarem fotos. Os registros viraram destaque nas páginas oficiais do Sindicato.
As escolas, que sempre exploraram essa data, também não deixaram o dia da Independência passar em branco. O Colégio Couto Magalhães organizou um drive-thru patriota, onde qualquer motorista pode passar para ganhar uma bandeirinha do Brasil. Vários veículos na cidade circulam com as bandeirinhas.
E já que a data é hoje, não custa cada anapolino comemorar à sua maneira essa data tão importante para nosso país. Uma manifestação nas redes sociais, uma bandeira hasteada, uma camisa verde e amarelo ou até mesmo lembrar com saudosismo os tempos de escola e tocar o hino da independência. Será que todo mundo ainda lembra a letra?