Amilton Filho propõe norma que garanta aos familiares o direito de filmar vacinação

DEPUTADO-AMILTON

Requerimento do deputado estadual foi enviado à SES para que a medida conste em nota técnica válida em todos os municípios goianos

DA REDAÇÃO

“Graças às imagens gravadas por familiares que, infelizmente, descobrimos casos de idosos que receberam a “vacina de vento”, onde profissionais da saúde fingiam aplicar a dose. Somente com esse registro do momento, eles puderam voltar e se vacinar contra a Covid-19 de fato”, enfatizou o deputado Amilton Filho em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (17).

Goiás foi um dos primeiros locais do país a ter o registro de episódios como esse, por isso o deputado estadual Amilton Filho (SD) quer garantir que a população tenha o direito de filmar e fotografar o momento da aplicação da imunização contra Covid-19.

O requerimento, aprovado pelos demais parlamentares, foi encaminhado à Secretária de Estado da Saúde (SES) e solicita ao titular da pasta, Ismael Alexandrino, que inclua tal medida em nota técnica de instrução enviada aos municípios goianos.

Segundo Amilton, o principal objetivo é evitar fraudes na vacinação, seja pelo uso de seringas vazias, seja por não aplicação efetiva da dose. “Se trata de um respaldo ao cidadão, uma vez que há relatos de que alguns postos, por falta de orientação, estão impedindo o registro”, justificou o deputado, lembrando que há entendimento jurídico para as filmagens sejam realizadas e que os profissionais devem ser avisados que estão sendo filmados.

No mesmo requerimento, o deputado ainda solicitou que a presença de um acompanhante também seja garantida na hora da vacinação. “É importante lembrar que em casos de suspeitas de irregularidades, os cidadãos podem e devem comunicar as ouvidorias dos municípios ou ao Ministério Público, que tem tido grande atuação nesta pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!