O Presidente Jair Bolsonaro acionou a liberação da água do Cinturão de Águas do Ceará.
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta terça-feira (08/02), em Jati (CE), do ato de liberação das águas do Rio São Francisco para o Ceará. O Presidente esteve na Barragem de Jati, do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, e acionou a liberação da água da estrutura até o Cinturão de Águas do Ceará.
“O somatório do nosso serviço é a consequência natural de bem-estar para nossa população”, afirmou o Presidente Jair Bolsonaro.
A Barragem de Jati, localizada no Sul do Ceará, é uma estrutura com 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água. Em junho de 2020, foi acionado o comando para encher a barragem, possibilitando que a água seguisse para outras regiões do estado.
O Cinturão de Águas do Ceará capta as águas do Rio São Francisco na Barragem de Jati. O Cinturão não recebia água do Rio São Francisco desde maio de 2021, devido a serviços de manutenção e substituição de equipamentos para modernização da estrutura. A partir do Cinturão, a água seguirá pelo Rio Salgado até o reservatório Castanhão, responsável por atender Fortaleza e região.