15 de Julho: Dia Nacional do Homem

A data foi criada em 1992 para lembrar dos cuidados que o homem deve ter com sua saúde

Por Priscila Marçal

Você sabia que o homem vive em média 7 anos menos que a mulher? A informação é do Ministério da Saúde. O motivo é que geralmente são os homens que estão envolvidos em tragédias provocadas por acidentes automobilísticos e violência, mas também porque o homem cuida menos da saúde que a mulher.

As principais doenças do homem são as cardiovasculares, diabetes, obesidade, DSTs e o câncer de próstata.

Por isso, em 2009, o Ministério da Saúde implantou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O objetivo é promover ações de saúde e acolher melhor o homem no Sistema Único de Saúde. A gerente deste programa em Anápolis é a enfermeira Aline Vieira da Silva, que destaca que aqui na cidade os dados não são diferentes do restante do Brasil. “Infelizmente, é natural que o homem não procure uma unidade de saúde para prevenir de doenças que podem se tornar crônicas no futuro, principalmente as doenças cardiovasculares e a diabetes”.

A prevenção sempre é o melhor caminho, afirma a enfermeira que sugere que os homens procurem uma unidade de saúde, mesmo que seja para aferir a pressão e fazer testes rápidos. “Em Anápolis, todas as unidades de saúde estão preparadas para atender o homem que procura por esses atendimentos. Aquele homem que trabalha e chega em casa apenas à noite também pode procurar uma das unidade de saúde com horário estendido”, lembra a enfermeira. As unidades de saúde ficam no Recanto do Sol, Parque Iracema, Cais Abadia Lopes e Bairro de Lourdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!