A maioria dos entrevistados informaram que pretendem desembolsar entre R$ 100,00 e R$ 150,00
DA REDAÇÃO
Uma pesquisa do Procon Municipal mostrou que, em Anápolis, a maioria dos presentes de Natal devem ser de vestuário. O órgão aplicou um questionário de 14 perguntas a 100 pessoas, entre 2 e 11 de dezembro, e quase metade dos entrevistados citou que pretende comprar roupas para presentear amigos e entes queridos no fim de ano.
De acordo com o levantamento, 48,5% das pessoas darão um item de vestuário. Em segundo lugar aparecem perfumes, com preferência de 17,6% dos entrevistados. Os sapatos são a primeira opção para 10,3% das pessoas, e os chocolates têm 8,8%.
Seis a cada dez consumidores afirmam que pesquisarão preços antes de realizar compras. Outros 17% não costumam fazer isso, e 9% o fazem ocasionalmente. Além disso, 28,2% têm a intenção de presentear os pais, 25,9% pretendem comprar presentes para os filhos, e 20% desejam presentear o parceiro.
Sobre o gasto planejado, 41% dos entrevistados informaram que pretendem desembolsar entre R$ 100 e R$ 150, enquanto 19% planejam gastar entre R$ 200 e R$ 300. Outros 10% têm intenção de gastar até R$ 50, e 8% preveem despesas superiores a R$ 500. A preferência para pagamento é pelo cartão de crédito parcelado, usado por 52,3%, seguido pelo Pix, com 32,6%. O pagamento à vista no débito foi escolhido por 10,5% dos consumidores, enquanto apenas 3,5% preferem o pagamento em dinheiro, e 1,2% optam pelo boleto.
Os estabelecimentos comerciais locais são os mais procurados pelos consumidores, com 49,4% optando por esses locais para realizar suas compras. Outros 30,6% planejam comprar em shoppings, 18,8% pela internet e 1,2% buscam o local com o melhor preço, conforme suas pesquisas de valores. Quanto ao momento ideal para as compras, 44,2% pretendem comprá-las até duas semanas antes do Natal, 29,1% até cinco dias antes, 18,6% na véspera e 8,1% apenas após o dia 25.
Wilson Velasco, diretor do Procon Anápolis, reforçou a importância da nota fiscal: “O documento é fundamental para assegurar os direitos dos consumidores, como trocas e garantia, funcionando também como prova legal da aquisição. Ela promove transparência, ajuda a combater a sonegação fiscal, facilita o controle financeiro e é importante em processos judiciais. Cerca de 48,8% dos consumidores pedem a nota sempre, 27,9% fazem isso apenas ocasionalmente, e 23,3% nunca requerem. Solicitar a nota fiscal é um ato de responsabilidade e cidadania, exija o comprovante de compra, é seu direito.”
Entre os entrevistados, 59,3% são mulheres e 40,7% são homens. Quanto à faixa etária, verificou-se que 30% têm entre 20 e 30 anos, 16% estão entre 40 e 50 anos, 15% possuem até 20 anos, outros 15% preferiram não informar a idade e 10% têm mais de 50 anos. Essas informações proporcionam uma compreensão detalhada sobre o perfil demográfico dos entrevistados.
Se o consumidor constatar alguma irregularidade, pode denunciá-la pelos canais de atendimento do Órgão – Telefone: (62) 3902-1365 ou WhatsApp: (62) 3902-2882. Se necessário atendimento presencial, basta se direcionar até a sede do Procon Municipal: Rua Estrela do Sul, esquina com Avenida Belo Horizonte, Vila Jussara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.